Carregando Notícia
SaúdeTv e Famosos

Justus e Portiolli: os 13 sintomas do câncer de bexiga que acometeu os apresentadores

Urina com sangue, inchaço nos pés e pernas e dor óssea estão entre os principais sinais

PUBLICIDADE

Recentemente, o conhecido empresário Roberto Justus usou as suas redes sociais para poder informar que passará por algumas sessões de quimioterapia preventiva após descobrir um câncer de bexiga. Aos 67 anos, o apresentador disse que sempre teve uma vida saudável, e também tem orgulho em dizer que nunca fumou ou usou álcool, contou também que descobriu a doença durante um simples exame de rotina e que foi submetido a uma cirurgia para fazer a retirada de um cisto.

PUBLICIDADE

“Durante um check-up que faço rigorosamente em dia, todos os anos, eu descobri um divertículo em cima da bexiga, pra quem quer entender melhor, talvez um cisto, que tinha uma coisa sólida dentro. Operamos, abrimos e descobrimos que era mesmo um tumor maligno. Então eu tinha um câncer de bexiga invasivo, só que foi tirado em tempo. Quando trata o assunto precocemente, o câncer não é uma sentença de morte pra ninguém — afirmou”

O apresentador Celso Portiolli, 55 anos, também usou recentemente as suas redes sociais para falar que também precisou ser internado por conta de uma certa inflamação na bexiga, em meio ao intenso tratamento de um câncer no órgão.

“Em dezembro fiz um procedimento endoscópico para a retirada de um pólipo da bexiga, único e pequeno. Vou fazer um tratamento, imunoterapia chamada BGC. Chance de cura próxima de 100% e durante meu tratamento, vida absolutamente normal, fazendo o que sempre fiz. Estou otimista e com muita fé em Deus que tudo já ‘deu’ certo! Obrigado a minha esposa, filhos, família, ao meu amigo Joaquim e outros queridos amigos que me apoiaram emocionalmente, gratidão aos médicos, fui e estou sendo acolhido de uma maneira muito especial”, argumentou o apresentador. Vou continuar fazendo academia e meus programas de televisão. Tá tudo bem, tudo certo, tudo ótimo. Eu já sabia, fiz programas ao vivo na televisão e vocês nem imaginavam. Então é sinal que eu estou muito tranquilo e otimista”, detalhou.

Sinais e sintomas

No caso de um diagnóstico realmente positivo, nos estágios iniciais, causam um pouco de sangramento, e pouca ou até mesmo nenhuma dor. A cor da urina também pode ser um pouco mais alaranjada, ou um certo amarelo mais escuro. Pequenas quantidades de sangue também podem ser encontradas no exame de urina realizado por outros sintomas ou como parte de um exame médico de rotina.

Outros sintomas que estão relacionados com a urina que pode ser um grande sinal de alerta são pequenas mudanças nos hábitos, como por exemplo, urinar com muita frequência, uma sensação de dor ou queimação, muita urgência em urinar mesmo quando a bexiga não está cheia e um grande fluxo urinário mais fraco que o normal.

Esses sintomas também podem ser causados por uma doença que é benigna, como as infecções, os tumores benignos, cálculos na bexiga, bexiga hiperativa ou por certo aumento de tamanho da próstata, por isso, é sempre muito importante procurar um médico nos primeiros sintomas, para que a causa seja realmente diagnosticada e tratada, se necessário.

Redação

34 anos e cursando jornalismo em SP, já trabalho com notícias por aproximadamente 10 anos. Aqui cubro todas as notícias sobre o transito, capitais do país, reality shows e diversos assuntos diferentes. Email: [email protected]