Carregando Notícia
Saúde

Você sofre de amigdalite? Então esta notícia é para você

Amigdalite é a inflamação nas amígdalas que podem ser causados por origem viral ou bacteriana e também de forma aguda ou crônica

PUBLICIDADE

Amigdalite é um tipo de inflamação nas amígdalas, que pode se manifestar de forma aguda ou crônica e podem ter origem viral ou bacteriana.

PUBLICIDADE

As amígdalas são dois gânglios mais ou menos arredondados, localizados atrás da úvula e como outros tipos de gânglio, as amígdalas fazem parte do sistema imunológico. Sua função é ajudar na produção de anticorpos e que impedem o avanço de agentes infecciosos pela garganta, mas mesmo tendo essa função também estão sujeitas a ataques e pode eventualmente sofrer processos inflamatórios.

O que pode causar inflamação nas amígdalas?

A inalação ativa ou passiva da fumaça do cigarro, por exemplo, é um dos mais recorrentes e sendo associado a diversos casos de amígdalas inflamadas. Também pode ser desencadeado pelo confinamento em ambientes fechados, principalmente os que obtém aparelhos de ar condicionado ligados o tempo todo e outro fator de risco para a amigdalite é o refluxo gastroesofágico.

Tipos de amigdalite

Para ter o tratamento correto depende do diagnóstico verídico e nesse caso, o médico vai examinar se o paciente infectado precisará considerar os tipos mais comuns da doença. Seja qual for o motivo, ela pode ser uma inflamação aguda que resiste por mais de 3 meses. Já a crônica, dura mais que 90 dias ou se repete a cada mês.

Amigdalite viral quando nosso organismo é invadido por vírus, principalmente sendo influenza ou rinovírus, podemos ser acometidos por inflamação nas amígdalas, ou seja, uma gripe ou resfriado.
Sintomas mais comuns são:

  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Dor no corpo;
  • Dor ao engolir a saliva, beber líquidos ou comer alimentos;
  • Febre até 38ºC ;
  • Inchaço e vermelhidão das amígdalas;
  • Tosse;
  • Mau hálito;
  • Rouquidão.

Amigdalite bacteriana as bactérias do gênero Streptococcus são as principais causadoras de amigdalite bacteriana e também como a viral, tem como os sintomas a febre e dor de garganta.

Além disso, da dificuldade para engolir, levando assim à perda de apetite, acompanhada de pontos brancos na garganta (pus) e calafrios. O tratamento consiste em administrar antibióticos de uso controlado.

O tratamento 

A melhor solução é buscar ajuda médica o mais rápido possível, pois através do diagnóstico preciso através do exame com auxílio de um cataglosso (o instrumento que o médico insere na boca do paciente).

Nesse exame é verificado as amígdalas estão com aspecto normal ou se tem presença de pus, que irão determinar possíveis causas para a inflamação. A primeira consulta pode ser feita por um clínico geral e se for necessário, podem precisar ser consultado por outros especialistas, como otorrinolaringologista ou um gastroenterologista.