Carregando Notícia
Saúde

Você sabia que pisar em barata para matá-la pode ser perigoso? Isto deve ser evitado e traz vários riscos

Essas bactérias poderão levar algumas pessoas a terem crises de asma ou até mesmo alergias e para a OMS, as baratas são ‘destruidoras anti-higiênicas em assentamentos humanos'

PUBLICIDADE

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de pisar em uma barata pode acarretar um grave problema de saúde para o meio ambiente, pois quando esmagamos esse inseto, as bactérias que estão nele irão se espalhar pelo local.

PUBLICIDADE

Essas bactérias poderão levar algumas pessoas a terem crises de asma ou até mesmo alergias e para a OMS, as baratas são ‘destruidoras anti-higiênicas em assentamentos humanos’. Outro motivo para se preocupar é que quando esmagamos poderá resultar na transmissão da salmonela e outras doenças que são causadas por estafilococos e estreptococos.

Com isso, essas bactérias ainda poderão se alojar no intestino do ser humano e causarem cólera, diarreia e até mesmo febre tifoide. Então, diante deste alerta o melhor a se fazer é matá-la com inseticida, depois pegá-la com um pedaço de papel e jogá-la no lixo ou deixá-la lá, para que seja levada por outros insetos.

O que deve ser feito é prevenir o problema contratando um profissional para fazer uma fumigação completa.
Se por acaso isso continuar assim aparecendo e alguém pisar nelas, o que se deve fazer é remover o inseto morto para a lixeira e limpar bem o local com algum produto de limpeza que também elimina bactérias.

Durante sua participação no reality Big Brother Brasil 22, a cantora Naiara Azevedo esmagou uma barata descalça e apesar de não ter grandes riscos à saúde.

“O que sabemos é que baratas podem ser repositórios de microrganismos, como a salmonella, que causa vômito, diarreia, entre outras coisas. A barata poderia passar por um alimento que vai ser ingerido depois ou então, só se a pessoa pisa na barata [descalça] e depois lambe o pé, bem nojento. Ela precisa ter uma via de entrada, mas só o ato de pisar não passa nenhuma doença, porque para ter acesso a essa via do nosso corpo, seria no caso pela boca ou um machucado na pele “, explica Ana Bonassa, bióloga, mestra e doutora em Ciências com ênfase em Fisiologia Humana pela USP, atualmente pós-doutoranda na ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo). Outra coisa que pode ocorrer é alguma reação, principalmente na pele, caso alguém tenha passado veneno na barata e isso não deu para saber se ocorreu no BBB 22.

“Mas a concentração também é pequena, então não daria nenhum efeito”, conta a bióloga.