Carregando Notícia
Saúde

Você já ouviu falar que toda mulher tem uma pinta perto da mão no braço direito? Saiba o significado dela

Essa hiperpigmentação aparece em áreas pequenas, planas, escuras, de cor marrom claro a preto e as manchas solares podem ser encontradas no rosto, pescoço, ombros, decote, antebraços e costas das mãos

PUBLICIDADE

Já notou que em seu punho, tem uma pinta? Certamente você descobrirá que tem uma pinta próximo da mão do braço direito.

PUBLICIDADE

De acordo com o dermatologista Luis Eduardo Vila Pascoal, algumas pessoas tem essa pinta, e elas surgem em decorrência de muita exposição ao sol sem o uso do protetor solar. Pois como não temos o costume de usar protetor solar nessa região e por ser uma área que fica mais exposta ao sol acaba ativando a produção da melanina,  porém elas são mais claras que as demais que temos em outras partes do corpo.

Elas não causam problema de saúde, mas vale lembrar que todos nós devemos tomar cuidado com a exposição solar sem o uso de proteção solar.

As manchas solares ou manchas da idade ou pintinhas, são conhecidas como lentigo, são causadas pela exposição excessiva ao sol e são o resultado do depósito da melanina na epiderme ou derme. Por ser uma forma comum de hiperpigmentação que aparece como áreas pequenas, planas, escuras, de cor marrom claro a preto e podem ser encontradas no rosto, pescoço, ombros, decote, antebraços e costas das mãos.

As manchas marrons são mais comuns em pessoas acima de 40 anos, porém elas podem aparecer mais cedo e isso dependerá da cor da pele e do tempo passado ao sol: quanto mais clara a pele, mais vulnerável ela é aos efeitos do sol.

Para evitar o envelhecimento precoce, não é suficiente aplicar um creme antirrugas à noite, pois quando se trata do sol, o protetor solar é o melhor a se prevenir. Os dermatologistas frequentemente falam sobre a proteção contra o sol e não se expor, pois aliado ao protetor são os passos mais importantes para evitar a formação de manchas senis.

Limite seu tempo ao sol – evite o sol durante as horas mais quentes, utilize chapéu para sua proteção contra o sol sempre que possível. Quando a pele for exposta ao sol, aplique e reaplique o  protetor solar com um nível de FPS sendo apropriado e especialmente formulado para seu tipo e condição de pele.

Os raios solares atuam sobre a pele até mesmo em dias nublados, por isso é importante proteger sua pele diariamente não importa o tempo, com isso utilize um hidratante com um FPS leve para filtrar os raios UV.