Carregando Notícia
Saúde

Você dorme com os pés para fora do cobertor? Então a ciência tem uma ótima notícia para te dar

De acordo com os cientistas, a qualidade do sono está relacionado com a temperatura baixa e isso faz com que o indivíduo se sinta mais sonolento

PUBLICIDADE

Apesar de parecer algo simples, esse detalhe na hora de dormir faz muita diferença e isso é o que diz a ciência. De acordo com estudos, dormir com os pés descobertos está ligado à qualidade do sono de uma pessoa, porque acreditam-se que a temperatura baixa faz com que o indivíduo se sinta mais sonolento e no clima quente não tem esse efeito.

PUBLICIDADE

Segundo a declaração de Natalie Dautovich, que trabalha como professora de psicologia e é porta-voz da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), ao dormir com os pés fora das cobertas faz com que a temperatura do corpo diminua e isso melhora fazendo com que haja um relaxamento. Já o excesso de calor, muitas vezes atrapalha o descanso, conclui-se que o indivíduo tende a dormir com mais qualidade quando a temperatura não passa dos 20ºC.

“Eu acredito que tiramos o pé para fora da coberta para esfriar nossos corpos, já que às vezes nos esquentamos demais antes de dormir. A pele dos pés e das mãos é única por possuir estruturas vasculares responsáveis pela diminuição de calor”, disse a Natalie.

Cientistas afirmam a temperatura do corpo começa a diminuir antes de adormecemos e que nos estágios mais profundos do sono, geralmente algumas pessoas ficam 1 ou 2 graus abaixo do que de costume. Diante das considerações, os cientistas diz que quem tem esse hábito devem continuar para terem uma boa noite de sono.

Dormir bem é um dos hábitos saudáveis mais importantes para ter disposição para encarar os desafios diários com ótimo desempenho. Contudo, é preciso adotar medidas para ter uma noite tranquila garantindo que o corpo tenha condições ideais para se recompor.

⇒ Dicas relevantes para ter uma ótima noite de sono

• Evite o uso de eletrônicos antes de dormir;
• Evite o consumo de cafeína ou álcool, pois são estimulantes que impedem o organismo relaxe na hora de dormir.
• Elimine as luzes intensas, além disso ser essencial o quarto precisa está confortável, aconchegante e assim evita algum desconforto que possa prejudicar a sua noite.
• Pratique atividades físicas, além de trazer vários benefícios para a saúde também ajuda na qualidade do sono e caso você pratique á noite, faça pelo menos 4 horas antes de dormir.
• Crie uma rotina do sono, pois ajuda a regular o ciclo do sono e o corpo vai se acostumando com os horários, dessa forma isso facilitará na hora de dormir.