Carregando Notícia
Saúde

Tipos de fungos que provocam infecção na pele e como proceder para evitar contaminação

Algumas infecções de pele mais comuns que podem ocasionar coceira, manchas e até mesmo dor

PUBLICIDADE

A pele é a camada protetora do nosso organismo, por isso temos que ter bastante cuidado com qualquer tipo de dano sofrido por fungo ou outro tipo de situação acaba sendo visível. Porque além de comprometer a parte estética, é desconfortável para o indivíduo e pode causar complicações.

PUBLICIDADE

Doenças causadas por fungos

• Micose é o nome caracteriza várias doenças causadas por fungos, que os quais buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se abrigarem. A incidência é maior em regiões tropicais e subtropicais.
Geralmente, os fungos se instalam na pele, couro cabeludo e unhas. O tratamento é feito com antimicóticos ou antifúngicos.

Prevenção
  • Evitar andar descalço, no caso das praias, o ideal é utilizar chinelos;
  • Não compartilhar toalhas de banho com outras pessoas;
  • Após o banho, o ideal é enxugar-se bem, principalmente entre as dobras;
  • Utilizar roupas íntimas, preferencialmente, de tecido de algodão porque não retêm umidade;
  • Não utilizar roupas molhadas por muito tempo, principalmente biquínis;
  • Usar material de manicures, sendo exclusivamente próprio.

Sintomas → geralmente, se manifestam na forma de alterações na cor e na textura da pele, além de coceiras. Os esporos dos fungos podem ser inalados, dessa forma em alguns casos, podem surgir irritações no sistema respiratório como alergias, rinites e bronquites.

Frieiras são um tipo de infecção comum entre os dedos dos pés. Isso acontece quando eles ficam úmidos e abafados, devido ao uso prolongado de calçados fechados.
Sintomas → vermelhidão, bolhas, ardor no local, coceira e rachaduras.

• Pano branco é uma doença muito comum, que na qual surgem nos braços, ombros, pescoço e rosto
Sintomas → além das manchas brancas, tem uma descamação na pele.

• Candida é uma inflamação caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolas brancas que formam placas, principalmente na língua. Nesse caso pode ser chamada também de sapinho, sendo muito comum em crianças.
Pode manifestar-se na região vaginal, mama, umbigo, virilha, pescoço e atrás do joelho.
Sintomas → coceiras e sensação de ardência. No caso da candidíase vaginal apresenta secreção de corrimento de cor esbranquiçada.

• Micose de unhas, denominada com o nome científico de Onicomicose é a uma infecção que também pode ser provocada por outros tipos de microrganismos que afetam a pele, como bolores e leveduras.
Sintomas → mudança na coloração da unha, tornando mais amarelada ou esbranquiçada ou mais escura, descamação, espessura fica mais grossa, aparência opaca, dor, desconforto e odor. As unhas também ficam frágeis e quebradiças.

• Pitiríase versicolor, seu agente causador é uma levedura chamada Malassezia furfur. Normalmente, é encontrada na pele, pois faz parte da flora bacteriana, mas pode se tornar um problema em determinadas situações. Esse fungo produz uma substância que impede que o corpo produza melanina e a melhor forma de prevenção é evitar o contato direto com objetos ou outras pessoas infectadas.
Sintomas →  as lesões são assintomáticas, porém tem alguns pacientes queixam-se de uma leve coceira. Aparecem de forma múltiplas manchas descamativas, hipo ou hiperpigmentadas, que variam da cor branca ao castanho ou são avermelhadas.