Carregando Notícia
Saúde

Sinais alarmantes que você está precisando urgentemente de vitamina D

A falta de vitamina D pode ser confirmada com um exame de sangue simples ou até com a saliva

A vitamina D possui um papel fundamental no metabolismo do cálcio e, consequentemente, na saúde óssea e do cérebro.
PUBLICIDADE

Sobre os valores normais ou alterados para essa vitamina, que na qual já é considerada um hormônio, o seu papel em outras áreas do nosso corpo parece interferir também no coração e artérias, sistema imunológico, pâncreas e até no intestino grosso.

PUBLICIDADE
⇒ Sinais que o seu corpo apresenta que precisa de Vitamina D

1. Enfraquecimento dos ossos  osteomalácia e o raquitismo são problemas causados pelo enfraquecimento dos ossos, que ocorrem na idade adulta e na infância, devido a má formação adequada da parte mineral do osso (cálcio e fosfato), em decorrência da deficiência de vitamina D.
A osteoporose é o enfraquecimento dos ossos devido à perda de tecido ósseo, causada pela incapacidade do nosso organismo de repor de forma adequada a composição dessa estrutura.

A osteomalácia geralmente causar dores ósseas e fraqueza musculares.
A osteoporose não apresenta sintomas, até que a primeira fratura aconteça, normalmente sendo na coluna, quadril ou punho.

2. Dificuldade para dormir a insônia também pode está relacionada pela baixa produção de vitamina D, e  segundo alguns estudos, devido à interferência que essa carência faz na produção de serotonina.

3. Fadiga constante após outras causas orgânicas serem descartadas, como problemas cardíacos, a falta de vitamina D deve ser um dos fatores a se considerar, pois pode fazer o indivíduo à sensação de falta de disposição.

4. Infecções respiratórias com certa frequência gripes e resfriados de repetição também podem ser facilitados pela deficiência de vitamina D, pois através da inibição de células envolvidas no sistema imunológico.

Alguns estudos mostram uma junção entre níveis insuficientes de vitamina D e algumas doenças, como hipertensão arterial, resistência à insulina, doenças autoimunes e câncer colorretal. Entretanto, um estudo realizado em janeiro de 2022, pela American Journal of Clinical Nutrition, com 2.495 participantes, utilizando a suplementação de vitamina D para verificar doenças cardiovasculares ou câncer invasivo e detectou que a suplementação não impediu o aparecimento dessas doença.

Como confirmar a falta de Vitamina D?

Através de um exame de sangue, com a dosagem da 25 OH vitamina D, também chamada Calcidiol. Se por acaso seja confirmada a falta dessa vitamina, seu médico poderá interferir tanto alguns cuidados no dia a dia quanto a suplementação dessa substância.

Tratamento para reposição da vitamina D além da exposição diária ao sol e da ingestão de alimentos, existem suplementos de vitamina D que podem ser utilizados para regular as taxas, porém esses medicamentos não devem ser tomadas sem o acompanhamento de um médico, pois o excesso desse nutriente é tóxico ao organismo e pode causar problemas quando sua concentração fica muito alta.