Carregando Notícia
Saúde

Psoríase – 7 sinais e como se prevenir

Se trata de uma condição causada devido a hiperproliferação das suas células e a desregulação do sistema imunológico

PUBLICIDADE

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, associada a fatores genéticos, estresse, infecções, medicações ou clima no local. É uma doença não contagiosa, que acomete homens e mulheres de qualquer faixa etária. Mesmo não sendo possível preveni-la, existe a possibilidade de tratá-la e controlá-la

PUBLICIDADE

Se trata de uma condição causada devido a hiperproliferação das suas células e a desregulação do sistema imunológico. Isso faz com que a pele apresente manchas vermelhas, cobertas de escamas brancas, podendo crescer em qualquer parte do corpo, mas na maioria das vezes aparece no couro cabeludo, nos cotovelos e nos joelhos.

Sintomas

Alguns sintomas comuns da psoríase em placas, sendo a variedade mais comum da doença incluem:

Placas vermelhas na pele, muitas vezes cobertas de escamas prateadas;
Coceiras e ardor;
Distúrbios das unhas das mãos e dos pés incluindo deformidades, manchas vermelhas, descoloração,
corrosão das unhas, também podem desmoronar ou se desprender;
Bolhas de pus;
Placas de escamas ou crostas no couro cabeludo;
Ressecamento intenso que ás vezes chegam a sangrar;
• Inchaços na pele e rubor.

As pessoas com psoríase também possam ter um tipo de artrite chamada “artrite psoriática” , que causa dor e inchaço nas articulações. Segundo a National Psoriasis Foundation, estima que entre 10% e 30% das pessoas com psoríase também têm artrite psoriática.

Tratamento

Existem as terapias tópicas (cremes e pomadas) e sistêmicas (medicação oral ou injetável). A forma do tratamento são escolhidas com base na gravidade da doença, nas doenças associadas, na preferência do paciente e na resposta ao tratamento.

Muitas vezes é necessário experimentar medicamentos diferentes ou fazer uma combinação de tratamentos antes de encontrar uma abordagem que funcione para cada pessoa.

Infelizmente, ainda não haja cura, porém através desses tratamentos são capazes de ajudar a melhorar os sintomas, diminuição do risco em desenvolver outras condições de saúde, como artrite psoriática e até depressão.

Convivendo e lidando com a doença

Como muitas doenças crônicas, a psoríase pode afetar outras áreas da vida como a saúde física e psicológica, relacionamentos e até mesmo como a pessoa irá lidar com o estresse. Com isso, pode até mesmo influenciar nas roupas escolhidas para usar.

Para algumas pessoas, que tem essa condição é um desafio, mas existem maneiras de lidar com esses desafios :  controlando o estresse, observar atentamente aos sinais de depressão relacionados aos estigmas da psoríase é essencial.