Carregando Notícia
Saúde

Preste atenção neste sintomas; eles podem indicar o início de um AVC

Saiba o que é um AVC, seus sintomas e como preveni-lo.

PUBLICIDADE

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame cerebral, é algo que afeta mais de 16 milhões de pessoas por ano. O AVC é a segunda maior causa de morte no Brasil. Infelizmente, mesmo quando não há morte, há sequelas e mazelas que muitas vezes não são reversíveis.

PUBLICIDADE

O AVC decorre da alteração ou ausência do fluxo de sangue para o cérebro, causando morte de células nervosas da região cerebral atingida. Ele pode se originar de um entupimento de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura dos vasos, conhecido como acidente vascular hemorrágico. Vamos observar as diferenças:

– Acidente vascular isquêmico ou infarto cerebral: corresponde a 80% dos casos de AVC. Essa obstrução dos vasos cerebrais pode ocorrer devido a uma trombose (formação de placas numa artéria principal do cérebro) ou embolia (quando um trombo ou uma placa de gordura de outra parte do corpo se solta e, pela rede sanguínea, chega aos vasos cerebrais);

– Acidente vascular hemorrágico: o rompimento dos vasos sanguíneos se dá na maioria das vezes dentro do cérebro, por isso chamamos hemorragia intracerebral. Noutros casos, ocorre a hemorragia subaracnóide, o sangramento entre o cérebro e a aracnóide (uma das membranas que compõe a meninge). Como consequência, há o aumento da pressão intracraniana, que gera maior dificuldade para a chegada de sangue nas outras áreas que não foram afetadas e agravar a lesão. Esse subtipo de AVC apresenta maior gravidade e tem índices elevados de mortalidade.

As principais causas apontadas para ter um AVC são: colesterol alto, diabetes, uso de anticoncepcional, dieta pobre em vitaminas e hipertensão.

Sabendo disto, fique atento aos sinais que podem ser alertas do seu corpo mostrando que está prestes a sofrer um AVC. Lembre-se de sempre consultar o seu médico, principalmente quando o seu corpo der sinais que não são comuns.

SINAIS:

Falta de equilíbrio

Problemas na visão (escura ou embaçada)

Dor de cabeça

Confusão mental

Fala confusa

Fraqueza nos braços e paralisia

Paralisia no rosto

Já cientes dos causadores e dos sinais, vamos observar o que pode ser feito para prevenirmos esse acidente tão grave e danoso ao nosso corpo.

PREVENÇÃO:

Uma das maneiras mais fáceis de prevenir um AVC é tendo uma dieta rica em vitaminas e evitando, ao máximo, gorduras e açúcares em excesso. Além disso, exercícios físicos são primordiais para um estilo de vida saudável.

Atenção também sobre quando observar: Estudos indicam que as chances de uma mulher ter um AVC depois dos 50 anos é mais provável. Já em relação aos homens, os estudos apontam uma maior ocorrência antes dos 50 anos.

Lembre-se sempre de consultar seu médico.