Carregando Notícia
Saúde

Óleo de alecrim é ótimo contra enxaqueca, tosse, gripe, asma e combater infecções; Aprenda a fazer

Por ser rica em flavonóides e ácidos fenoticos, se torna abundantemente em antioxidantes, sendo também muito usada como antibiótica e anti-inflamatória, além de ser utilizada para tratar diversas enfermidades

PUBLICIDADE

O alecrim é uma planta medicinal milenar, sendo utilizado há muito tempo pelos médicos, curandeiros, e até mesmo na nossa cozinha brasileira como tempero. A erva tem um forte sabor, aroma e tem propriedades que são benéficas para o nosso organismo, sendo originária do Mediterrâneo, a planta (Rosmarinus officinalis) é aromática.

PUBLICIDADE

As folhas do alecrim (secas ou frescas) ajudam a equilibrar a pressão arterial, ajuda a tratar problemas respiratórios, é indicado para controle de tosse, gripe e crises de asma. O alecrim alivia também dores, como enxaqueca e melhora o cansaço, estresse e sintomas típicos da TPM.

Por ser rica em flavonóides e ácidos fenoticos, se torna abundantemente em antioxidantes, sendo também muito usada como antibiótica e anti-inflamatória, além de ser utilizada para tratar diversas enfermidades.

O chá das folhas do alecrim é fácil de fazer, basta pegar um punhado das folhas secas e colocar em um litro de água fervente, deixando em estado de infusão em torno de dez minutos, depois coe e estará completamente pronto para consumo.

Já a preparação de utilizar o óleo de alecrim, requer um pouco mais de cuidado. Pegue um punhado das folhas e irá colocar em um óleo da sua preferência, podendo ser azeite normal, óleo de amêndoas ou de coco. Porém, você irá ficar duas semanas em um local com pouca luminosidade.

Após isso, coe e pode usufruí-lo para várias finalidades, como por exemplo: melhora a saúde da sua pele e do seu cabelo, diluindo-o um pouco em água e passando pela parte do corpo que deseja, depois disso lave e enxague com água, se por acaso quiser pode usar o sabonete com uma fragrância que você gosta.

Também podendo ser consumido para tratar infecção e indigestão.
Obs ∴ antes de aplicar em crianças, grávidas ou mulheres em período de amamentação, consulte um dermatologista ou médico especialista para garantir que não ocorra nenhum problema.

O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do Alecrim é digestivo e sudorífero, fazendo com que alivie os sintomas da má digestão e também auxilia na limpeza do fígado.

Quando colocar o alecrim para temperar a comida?

Se foi tirado do pé há pouco tempo, o alecrim fresco pode ser colocado no final do preparo do prato, para preservar a sua cor e aroma. Mas se for de saquinho do supermercado, o alecrim seco pode ser usado durante o cozimento de um alimento, com o objetivo de ele liberar sabor para temperar a comida.