Carregando Notícia
Saúde

O chá dessa folha auxilia na digestão, no emagrecimento, combate a gastrite e estimula o funcionamento do fígado

A planta conhecida como boldo é muito usada como remédio caseiro, ajudando na parte digestiva

PUBLICIDADE

A planta conhecida como boldo é muito usada como remédio caseiro, especialmente para o fígado pois suas propriedades são digestivas e hepáticas. Além disso, também tem propriedades como diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, podendo ajudar no tratamento e prevenção de outros problemas, como gastrite.

PUBLICIDADE

Existem duas espécies de boldo:

Folhas de boldo do Chile

 

  • Boldo do Chile, conhecido como boldo verdadeiro (Peumus boldus Molina), podendo ser encontrado em lojas de produtos naturais na forma de folhas secas, em sachês para chás ou em cápsulas.Folhas de boldo brasileiro
  • Boldo brasileiro, boldo africano ou falso boldo (Plectranthus barbatus) que é muito comum ser cultivado em jardins no Brasil.

 

⇒ Os principais benefícios do boldo :

1. Estimular o funcionamento do fígado

A boldina, um antioxidante presente especialmente no boldo do Chile, e a forscolina e a barbatusina, presentes no boldo brasileiro, estimulam a produção da bile pelo fígado, ajudando no seu funcionamento. Os antioxidantes da planta atuam como protetores do fígado em casos de esteatose hepática (excesso de gordura no fígado), prevenindo sintomas : dor de cabeça, náuseas e mal estar.

2. Ajudar na perda de peso

Os flavonoides glicosilado é um dos componentes do boldo do Chile responsável pela ação diurética, promovendo a diminuição do excesso de líquido corporal, dessa forma é um boa opção para os tratamentos de perda de peso.

3. Auxiliar no tratamento de problemas da vesícula

Podendo auxiliar no tratamento de problemas da vesícula biliar, pois ajuda na liberação da bile, o boldo ajuda a melhorar o funcionamento da vesícula biliar. Mas nesse caso, o boldo deve ser usado apenas com supervisão de um profissional de saúde, pois dependendo da gravidade do problema, pode ser contraindicado.

4. Melhorar a digestão

O boldo do Chile e o brasileiro ajudam a melhorar a digestão e a diminuir os gases, principalmente se tomar o chá antes ou após as refeições.

5. Auxiliar no tratamento da gastrite

Os alcaloides presentes nos dois tipos de boldo ajudam a equilibrar os ácidos do estômago, auxiliando no tratamento da gastrite e também no tratamento da azia.

6. Aliviar os sintomas da intolerância alimentar

O boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas que ajudam a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.

7. Melhorar o funcionamento do intestino

A boldina, um alcaloide presente no boldo do Chile, age como relaxante regulando o funcionamento do intestino e reduz a produção de gases intestinais, e também auxilia no tratamento de vermes e infecções intestinais.

8. Eliminar fungos e bactérias

O boldo pode auxiliar a eliminar bactérias, porém não deve substituir nenhum antibiótico e só deve ser usado sob orientação de um médico.

  • Streptococcus pyogenes
  • Staphylococcus aureus
9. Ter ação antioxidante

O boldo é rico em compostos fenólicos como polifenóis e alcaloides, ácido rosmarínico,  barbatusina e a forscolina presentes no boldo brasileiro combatendo os radicais livres e reduzindo os danos nas células.  Ajudando a retardar o envelhecimento precoce, prevenindo doenças causadas pelo excesso de radicais livres, como Alzheimer, aterosclerose e câncer.

10. Melhorar a ressaca

O boldo ajuda a limpar o acetaldeído que é uma substância produzida pelo fígado após o consumo de bebida alcoólica e age como protetor do fígado, ajudando a restabelecer esse órgão.