Carregando Notícia
Saúde

Nunca mais sofra com micose de unha: prevenção e tratamento simples contra esse mal

Onicomicose ou tinea unguium, conhecida popularmente como micose de unha, tanto nas mãos como dos pés provocada por fungos

PUBLICIDADE

A onicomicose, também conhecida como micose de unha é uma infecção comum que acomete cerca de 10% da população adulta e 20% dos idosos. A micose de unha não é uma doença fatal, porém pode causar dor, desconforto e destruição da unha. Pacientes com diabetes grave ou com algum tipo imunossupressão podem desenvolver infecções bacteriana e uma delas pode ser a micose.

PUBLICIDADE
Causas
  • Fungos dermatófitos (60% dos casos), alimentam-se de queratina e fica habitualmente localizado na pele, nos pelos e nas unhas, pois são locais com grande quantidade dessa proteína.
  • Fungos não-dermatófitos (30% dos casos), também podem causar infecções nos pelos do corpo e na pele, como nos casos da frieira ( pé de atleta) e da micose da virilha (tinea cruris).
  • Leveduras (10% dos casos).

Os fungos que provocam a micose de unha são habitualmente adquiridos no ambiente, principalmente se for locais úmidos e quentes, pois são os mais propícios para o crescimento de fungos, sendo eles : banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas. Frequentar estes espaços públicos descalço é um fator de risco para adquirir micose nas unhas.

O contato com o fungo não costuma ser suficiente para se adquirir a onicomicose, pois normalmente é preciso haver pequenas lesões entre a unha e a pele para que o fungo consiga penetrar por baixo da unha e se alojar. Também é necessário que a unha seja exposta frequentemente a ambientes úmidos para que o fungo possa se multiplicar com mais facilidade.

A onicomicose nas unhas dos pés é muito mais comum do que nas unhas das mãos ⇒ isso acontece pelo fato dos pés tem costume de estar mais expostos a locais úmidos, tanto como andar descalço em locais públicos, mas também por ficar a maior parte do dia em calçados fechados e dentro de meias. Em dias de calor, os pés enquanto estão calçados podem passar várias horas cobertos e úmido por conta do suor.
O calor, falta de luz e umidade são tudo que um fungo tem mais facilidade para se proliferar.

Fatores de risco

  • Diabetes mellitus.
  • Idade avançada.
  • HIV.
  • Uso de drogas imunossupressoras.
  • Problemas imunológicos.
  • História familiar de onicomicose.
  • Psoríase.
  • Problemas de circulação sanguínea dos membros inferiores.

A micose de unha, geralmente não apresenta nenhum sintoma além das alterações cosméticas estéticas das unhas, porém nos casos mais graves, podem causar dor. O tratamento pode ser feito com antifúngicos em forma de comprimidos, prescritos pelo Dermatologista, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte diretamente na unha,.