Carregando Notícia
CuriosidadesSaúde

Isso é o que acontece com seu corpo 10 minutos após você pintar as unhas

Assim como em qualquer tipo de cosmético, a composição química do esmalte pode ter elementos que causam reações adversas

PUBLICIDADE

O grande mal destes produtos estão voltados a sua alta concentração toxica, pois alguns desses produtos modernos da linha de cosméticos estão compostas por ingredientes de altas toxicidade.

PUBLICIDADE

“Os esmaltes convencionais possuem formaldeido, tolueno e benzeno, logo, também agridem as unhas. Além disso o formaldeído é uma substância cancerígena. O ideal é comprar esmaltes livres dessas substâncias, os mais indicados são esmaltes testados dermatologicamente que sejam livres de tolueno, formaldeído e benzeno. Recomendamos sempre produtos testados dermatologicamente , pois esses produtos passaram por uma série de testes que garantem ao consumidor segurança do uso e eficácia, portanto são produtos aprovados por dermatologistas”, explica o Dr. Paulo Henrique Lucas, especialista em saúde das unhas.

Os dermatologistas afirmam que as substâncias nos esmaltes são absorvidas pelas unhas e eliminadas pela urina 1 hora depois que ele é aplicado. Isso significa que os materiais que foram absorvidos passaram pelos vasos capilares da cutícula, circularam em todo organismo e podendo gerar várias reações.

Os componentes tóxicos que podem incluir no esmalte 

É importante observar nos rótulos desses produtos e ver tem adição dos seguintes componentes:

  • Fosfato de trifenila : elemento que tem influência com a tireoide e com o DNA. Essa substância é utilizada para fazer com que o esmalte fique mais maleável e não craquele com facilidade;
  • Tolueno : esse tipo de solvente pode gerar várias alergias e se por acaso for inalado durante a gestação, pode ser prejudicial na evolução do feto;
  • Formol : é um químico carcinogênico e podendo gerar alterações reprodutivas e toxicidade nos genes;
  • Ftalatos : modifica a capacidade de reprodução dos órgãos sexuais nos fetos.

Prefira investir em embalagens que contenham na etiqueta, assim fica mais fácil na hora de saber se tem ou não adição de produtos tóxicos à saúde:

  • 3 free – não tem presença de formol, tolueno e dibutilftalato.
  • 4 free – não tem em sua composição tolueno, formaldeído, DBP e Cânfora.
  • 5 free – não tem tolueno, formaldeído, DBP, Cânfora e Resina de Formaldeído.
  • 7 free – livre de Tolueno, Formaldeído, DBP, Cânfora, Resina de Formaldeído, conservantes e petrolato.
  • 9 free – não possuem dibutilftalato, toluenol, formaldeído, resina de formaldeído, cânfora, petrolato e outros conservantes.

Vale ressaltar que o melhor é investir em esmaltes hipoalergênicos, pois eles não possuem fórmulas que tragam malefício à saúde.
É importante dizer que os esmaltes de marcas importadas, também estão suscetíveis a possuir substâncias tóxicas em sua formulação.