Carregando Notícia
Saúde

Inflamação abdominal: 4 hábitos que podem desencadear a condição e dicas para resolver o problema

Muitas pessoas já notaram que ao acordar, a barriga está mais reta e no decorrer do dia fica mais inchada. O trato digestivo pode estar com ar em excesso, devido à má alimentação

PUBLICIDADE

A inflamação no abdômen nem sempre está relacionada a gordura nessa região do corpo.
Sentir-se cheio, inchado, com gases é uma sensação que todos nós já sentimos, nem que seja pelo menos alguma vez na vida. O inchaço abdominal pode ser o ocasionando pelo excesso de gases, podendo ter diferentes origens, desde um alimento que não caiu bem até uma doença gastrointestinal que precisa ser investigada.

PUBLICIDADE

Em alguns casos, a adicionar um hábito saudável à alimentação pode amenizar o problema, mas quando os sintomas surgem com certa frequência é necessário ir procurar um médico. Através de exames específicos poderá ter o prognóstico certo que está causando o desconforto e assim fazer o tratamento mais adequado.

1. Hábitos que atrapalham a digestão ∴ no caso de estufamento (sensação de estômago inchado), acontece quando se sente cheio mesmo tendo comido pouco naquela refeição ou ao longo do dia. Possíveis causas que isso ocorre está ligado ao modo com e como se come.

A Dra. Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo, médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo (SBDC) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC), explica :  “Se você é uma pessoa que come rápido demais, isso irá influenciar no estufamento porque o alimento vai cair no estômago de forma íntegra, sem ser triturado, e o estômago vai demorar mais para processar a digestão, então vai causar uma fermentação maior no estômago.”

2. Excesso de consumo de carboidratos ∴ segundo a com a especialista, também pode levar a uma maior fermentação e, assim, favorecer o inchaço. Vale ressaltar que a ingestão de alguns alimentos pode provocar irritações e intolerâncias. Para combater essa condição é preciso detectar os hábitos que podem causar a inflamação, pois um fato não deve passar despercebido porque podem provocar outros problemas de saúde.

Por exemplo, as pessoas com intolerância ao glúten e a lactose, essas condições podem levar a problemas digestivos, além da inflação abdominal.

3. Alimentos processados ∴ por esses alimentos ter alto teor de sódio e outras substâncias que não benéficas ao organismo, podendo causar principalmente a retenção de líquido. Alguns produtos podem estar disfarçados de selos saudáveis, como por exemplo, o caso do zero ou light, eles têm sódio e outras substâncias nocivas em quantidade maiores. O melhor e mais ideal é evitar o consumo desse tipo de alimento e focar nas comidas feitas em casa de forma naturais.

4. Evitar consumo de bebidas gasosas ∴ não são as opções ideais para o corpo, pois geralmente não têm um benefício nutricional e gás é responsável pela inflamação instantânea do abdômen. Portanto, evite ingerir e foque em consumir mais água e sucos naturais