Carregando Notícia
Saúde

Espinheira-santa: aprenda a fazer o chá e pra que serve

Um remédio caseiro e prático pra você

Espinheira-santa: o que é?

PUBLICIDADE

Uma planta com propriedades medicinais da espécie Maytenus ilicifolia, rica em flavonóides, taninos e triterpenos. Conhecida por suas propriedades antioxidantes, cicatrizantes e protetoras gástricas e por seu uso como remédio caseiro no auxílio do tratamento de úlceras gástricas, azia, gastrite, acne ou eczema.

PUBLICIDADE

A parte mais utilizada da espinheira-santa são as folhas, de onde retiram as substâncias que podem ser utilizadas na forma de chá, compressas, extrato fluido ou cápsulas.

Embora muito benéfica, vale sempre ressaltar que o uso de remédios caseiros, chás ou dicas aqui dadas não substituem o acompanhamento e o tratamento médico. Caso sinta algo de diferente com você ou com o funcionamento do seu corpo, procure um médico.

Para que serve:

1. Melhorar problemas no estômago

A espinheira-santa, conforme já mencionado, é rica em taninos, como a epigalocatequina, e polissacarídeos, como o arabinogalactano, com forte ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora gástrica, então ajudam muito na melhoria dos problemas de estômago, tais como: úlcera gástrica, azia, gastrite, má digestão ou dor de estômago.

Isso acontece porque as substâncias ativas da espinheira santa ajudam a diminuir a acidez do nosso estômago e protege-lo do ácido que ele mesmo produz, aliviando a dor ou sensação de queimação que pode  gerar.

Alguns estudos feitos em laboratório utilizando ratos, mostram que a espinheira-santa tem efeito semelhante à cimetidina, um remédio muito usado para reduzir a produção de ácido pelo estômago.

2. Combater o H. pylori

A espinheira-santa, além de tudo, também possui ação antibacteriana, então é muito útil no combate a infecção da bactéria H. Pylori.

3. Auxiliar no tratamento do câncer

Estudos feitos com células do câncer de pulmão, mama e fígado mostraram que a espinheira santa pode reduzir a proliferação de células cancerígenas, devido à presença do triterpenoide pristimerina. Porém, ainda estão sendo realizados mais estudos para comprovarem esse benefício.

4. Melhorar o funcionamento intestinal

Pode ajudar a melhorar o funcionamento do intestino já que possui uma leve ação laxativa. Ingerir o chá desta planta pode ajudar a aliviar casos de prisão de ventre leve a moderada.

5. Tem ação diurética

Isso significa que possui elementos que podem ajudar a eliminar o excesso dos líquidos do corpo. Pode então ajudar pessoas com retenção de líquido ou com infecção urinária, já que mantém o trato urinário limpo.

6. Ajudar na cicatrização da pele

A espinheira santa possui também ação analgésica e cicatrizante e quando utilizada sobre a pele, pode ajudar no tratamento de problemas de pele, como a acne.

Como usar

A espinheira-santa pode ser usada na forma de chá ou em cápsulas.

Chá de espinheira-santa

Deve ser feito com as folhas secas e utilizado por um período máximo de 6 meses de tratamento.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de espinheira santa e a água em uma vasilha e ferver por 5 minutos. Despois, deixar descansar por cerca de 15 minutos, coar e tomar morno, até 3 vezes por dia, em jejum, ou cerca de 30 minutos antes das refeições.