Carregando Notícia
Saúde

É isso que acontece com você se dormir com um dente de alho

Além dos motivos que fazem o alho ser tão poderoso contra as bactérias, fungos e vírus existem também outras propriedades

PUBLICIDADE

Quem diria que um dos ingredientes mais usados na hora de fazer aquela comida gostosa, teria vários benefícios além de comê-la?

PUBLICIDADE

O alho é constituído por mais de 23 composições, incluindo aliina, s-metil-l-cisteína sulfóxido, várias enzimas (alliinase, peroxidase, morosinase), ajoenos, proteínas, lipídios, aminoácidos, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e zinco. Contém menor concentração de selênio, vitaminas A e C, magnésio, sódio, ferro, silício, manganês e vitaminas B1 e B2. Com isso, ele tem propriedades antimicrobiana, antioxidante e anticancerígena. Há estudos que informam que o alho age como protetor cardiovascular, protegendo o funcionamento do coração e da corrente sanguínea.

Além dos motivos que fazem o alho ser tão poderoso contra as bactérias, fungos e vírus existem também as seguintes propriedades :

  • Contém boa concentração de magnésio e potássio, minerais importantes para ter uma ótima qualidade de sono. Com isso, pode obter um sono reparador, reduzindo a atividade do sistema nervoso, auxiliando no aumento de relaxamento e reduzindo o estresse.
  • Por ser antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e antivirais, o alho é um fortalecedor natural ajudando o sistema imunológico.
  • Acredita-se que os compostos sulfurados do dente de alho se espalham juntamente com seu odor fazendo com que, tais compostos exercem um efeito calmante.
  • O alho é tóxico para insetos e eles sabem disso, então colocando-o debaixo do travesseiro os mantém bem longe e fazendo com que eles não irá para a cama com você.

Alho debaixo do travesseiro: essa prática traz benefícios para a saúde

Uso terapêutico

– Efeitos antitrombótico, hipotensor, hipolipêmico, antitumoral e antimicrobiano potenciais.
– Estudos que foram realizados observando os efeitos com seres humanos, mostrando que uma diminuição dos níveis altos de colesterol, triglicerídeos e lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Enquanto produz aumento dos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL).
– Sendo observadas em modelos in vitro e in vivo, apresentam atividades antibacteriana, antifúngica, larvicida, inseticida, amebicidas e antiviral;
– Culturalmente tem ótimas propriedades cicatrizante em ferimentos, útil no tratamento de asma, diabetes, envenenamento por metais pesados, constipação e pé de atleta ( infecção fúngica que geralmente começa entre os dedos dos pés ).

Ao consumir alho cru vai potencializar as propriedades do alimento?

Segundo a nutricionista Carolina Baliere, formada em Nutrição pelo Instituto Metodista Bennett, é pós-graduada em Nutrição Clínica pela Santa Casa de Misericórdia do RJ e em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria. O consumo do alho em sua forma natural, é a melhor maneira de absorver todos os nutrientes do alimento. “A melhor forma de absorver e potencializar o princípio ativo do alho é consumindo-o cru. O ideal mesmo é picar alguns dentes, aguardar 10 minutos e colocá-los sobre uma couve crua picadinha ou sobre qualquer salada de sua preferência”.