Carregando Notícia
Saúde

Dor nas costas: 5 problemas de saúde que acabam gerando dor na região

Adote alguns hábitos diários que irão ajudar na redução ou até mesmo prevenir problemas na coluna e procure ajuda médica

PUBLICIDADE

Problemas nas costas viraram parte da rotina de muitas pessoas, pois além da falta de postura, o que muitas vezes pode ser o motivo do problema, existem outros casos relacionados como acidentes ou idade. É importante sempre buscar ajuda médica para identificar a causa da dor ou desconforto, pois quanto antes procurar ajuda, mais eficaz será o tratamento e o risco de cirurgias serão menores.

PUBLICIDADE
⇒ 5 causas mais comuns de dores nas costas 

Músculos lesionados : geralmente é causado após uma atividade física ou atividades como o trabalho. Pois quando sobrecarregamos ou estendemos demais os músculos, acabam lesionando-os e causando dores nas costas.

Cálculo nos Rins :  eles desencadeiam uma cólica renal bastante forte que impede o paciente de se locomover, e essa dor irradia para as costas.

Problemas psicológicos : segundo os especialistas, o estresse, ansiedade e até mesmo a depressão podem ocasionar dores nas costas. O estresse libera uma descarga de adrenalina, gerando tensões musculares na coluna e isso acaba virando um ciclo de tensões causando dores. A ansiedade deixa os músculos mais rígidos, além da respiração ficar curta, dessa forma o nosso corpo entende que estamos em “perigo” e tudo isso ocasiona uma descarga de tensão no corpo.

Doenças respiratórias : ocasionam dores musculares na região torácica e isso faz com que o paciente sinta dor nas costas ao respirar, tossir ou espirrar.

 Nervo ciático : por está localizado na região lombar, a dor do maior nervo do corpo humano ocorre quando suas raízes nervosas estão sofrendo compressão, seja por hérnia de disco, síndrome de piriforme, falta de postura ou lesões causadas por acidente.

 Como ter uma coluna saudável?

Adote alguns hábitos diários que irão ajudar na redução ou até mesmo prevenir problemas na coluna. Mas não quer dizer que não precise de ajuda médica.

É importante incluir exercícios físicos com orientação profissional, para fortalece os músculos e diminuir as tensões nas articulações. Porém, vale ressaltar que os exercícios precisam ser acompanhados de perto por um profissional, pois evita carregar pesos extremos ocasionando o desencadeamento de problemas na coluna.

Os alongamentos são essenciais antes de começar os exercícios como também devem ser incluídos na rotina, porque vai diminuir a tensão muscular e melhora a flexibilidade do corpo. Evite o uso de cigarro, pois as substâncias presentes diminuem a irrigação sanguínea dos discos vertebrais.

Controle o peso corporal porque dessa forma não irá sobrecarregar a coluna, e com isso evita as dores nas costas. Na hora que for baixar-se, dobre os joelhos e não curve a coluna, pois no ato de curvar a coluna pode acontecer de ter lesões ou desgastes com o tempo.

Na hora de dormir, procure uma posição adequada de forma que a cabeça fique apoiada em um travesseiro baixo e as pernas apoiadas em outro travesseiro na altura do joelho.