Carregando Notícia
Saúde

Dicas preciosas que vão ajudar você a dormir bem quando o nariz estiver entupido

É super importante ter uma ótima noite de sono, mas quando o nariz fica entupido é praticamente impossível dormir

PUBLICIDADE

O nariz entupido, costuma ser muito frequente em pessoas com alergias, rinites, sinusites, gripes e resfriados.  Apesar de durar poucos dias em casos de resfriados, em pacientes alérgicos o sintoma de congestionamento nasal, pode demorar um pouco mais até sumir completamente.

PUBLICIDADE

Ficar com o nariz congestionado é bem complicado na hora de dormir, até porque a pessoa não irá conseguir respirar normalmente e pode ser necessário o uso de descongestionantes nasais para solucionar o problema ou amenizar os efeitos negativos.

Muitas pessoas acreditam que o nariz congestionado é ocasionado por excesso de muco nasal espesso, porém principal motivo está associado ao inchaço e inflamação dos tecidos que revestem o interior das narinas.

Algumas dicas irão ajudar a você dormir melhor quando o seu nariz estiver entupido :

1. Umidificar o ambiente, pois o ar seco contribui para a congestão nasal e piorar o quadro. Em dias de inverno ou dias muitos quentes, por exemplo, a umidade do ar fica tão baixa que deixa os tecidos das vias respiratórias menos hidratos e mais irritados. Com isso, o nariz fica entupido, seco e irritado, por isso é importante fazer o uso de umidificadores de ar, principalmente durante a noite.

Outra dica e acessível é colocar uma toalha molhada na cabeceira da cama ou um balde com água quente com folhas de eucalipto ou menta no ambiente, com isso vai fazer com que o vapor se espalhe umidificando o ambiente todo.

2. Lave o nariz frequentemente, pois além de remover o excesso de muco e secreções, facilita na hidratação e diminui a proliferação de bactérias que causam grande parte do muco. A solução usada é o soro fisiológico com 0,9% de cloreto de sódio.

3. Ingerir mais alimentos ricos em vitamina C, pois estimula o sistema imunológico a prevenir a infecção por vírus e bactérias. Dessa forma, é recomendado ingerir em época que tem o aumento da circulação do vírus da gripe.

4. Ajuda farmacêutica, pois alguns produtos auxiliam na liberação do muco, como os sprays nasais ou gotas salinas.

Outra dica importante é posicionar a cabeça mais erguida ao usar uma almofada e  isso contribui na redução da pressão nos seios da face, porém não deixe a cabeça muito alta para evitar dor no pescoço. O melhor é deixar o ambiente escuro, fresco e silencioso para dormir melhor, coloque perto de você lenços e um copo de água, manter-se hidratado!