Carregando Notícia
Saúde

Cuidado! Entenda o perigo que é a dormência nas mãos e saiba o que seu corpo está tentando dizer

Se você tem alguma doença que possa afetar os nervos periféricos, como diabetes, essas dormências, ardor ou dores que ocorrem primeiro nos pés. Além disso, pode ser causada por problemas na sua medula ou no cérebro, porém muitas vezes pode ocorrer fraqueza nos braços

PUBLICIDADE

A dormência das mãos ou parestesia, pode ser causada por uma lesão, irritação ou compressão de um dos nervos ou de um ramo de algum dos nervos do seu braço ou do seu punho. Se você tem alguma doença que possa afetar os nervos periféricos, como diabetes, essas dormências, ardor ou dores que ocorrem primeiro nos pés. Além disso, pode ser causada por problemas na sua medula ou no cérebro, porém muitas vezes pode ocorrer fraqueza nos braços.

PUBLICIDADE

Possíveis causas

→ Esclerose múltipla que pode provocar a destruição das membranas nervosas, tendo como resultado a interrupção dos impulsos nervosos o que reduz a sensibilidade nas mãos.

→ Desgaste na coluna cervical ocasionando dor de cabeça, diminuição da coordenação motora e também o formigamento nas mãos.

→ Síndrome do túnel do carpo é quando há constantes repetições da mesma atividade com as mãos, ocasionando o tendão que acaba inchando e tem esse efeito desagradável.

→ Trombose causa um retardo no fluxo sanguíneo e do oxigênio causando o mesmo sintoma.

→  Derrame ou acidente vascular cerebral (AVC) é o caso mais grave de formigamento nas mãos.

Doença de Burguer é causada pelo o uso do cigarro que provoca a redução do fluxo de sangue, afetando também os pés e se não for tratada a tempo pode causar gangrena ( morte de um tecido ).

→ Diabetes causa a diminuição do fluxo sanguíneo e também causa o mesmo sintoma.

→ Polineuropatia é a disfunção simultânea de vários nervos periféricos por todo o organismo, que pode ter como causa a dormência, formigamento, queimação e dor.

→  Doença de Raynaud  é quando as artérias menores que fornecem sangue para a pele se contraem de forma excessiva em reação ao frio, limitando o fornecimento de sangue para a área afetada. Sendo os locais mais afetados são orelhas, ponta do nariz, dedos, mãos e pés, Além do formigamento, pode ter outros sintomas como a mudança de coloração da região que foi afetada.

→ Hérnia de disco ocorre quando o núcleo da parte gelatinosa de um disco vertebral se desloca por uma abertura na parte exterior mais rígido, podendo irritar os nervos próximos causando dormência e dor.

• É comum que mulheres grávidas descrevam certos formigamentos nas mãos como um dos sintomas da gravidez, sendo as sensações acontecem principalmente à noite.

De modo geral, a parestesia ou a dormência é temporária e passa após alguns minutos, caso queira saná-la por completo, é preciso saber o motivo da condição e tratar. Existem alguns casos que são crônicas, ou seja, quando essa sensação não cessa e isso ocorre geralmente depois de algum trauma severo que atingiu o sistema nervoso. Portanto, o melhor a se fazer é ir atrás de ajuda médica.