Carregando Notícia
Saúde

Aromaterapia e os benefícios dos óleos essenciais em bebês

Os óleos essenciais são considerados como soluções saudáveis ​​e naturais para ajudar com todos os tipos de problemas

PUBLICIDADE

Aromaterapia é o usado de forma medicinal ou terapêutico de óleos essenciais absorvidos pela pele ou pelo sistema olfativo. No entanto, a aromaterapia em bebês é via inalatória sendo mais segura e requer cuidado por parte dos pais para sua administração, porque mesmo se tratando de substâncias naturais, a prática não está isenta de efeitos colaterais.

PUBLICIDADE

Os óleos essenciais utilizados nessa modalidade, portanto, são derivados de plantas ou flores e são extremamente concentrados. Dessa forma, bastar 1 ou 2 gotinhas diluídas em água e colocadas em um difusor para obter o benefício do bem-estar físico e psicológico.

A escolha do óleo essencial

– Procure por marcas bem consolidadas e que tenham uma política de transparência acerca da proveniência dos extratos, modo de extração e porcentagem de pureza. Lembre-se que o óleo essencial para os bebês devem ser necessariamente 100% puro, e desconfie de produtos extremamente baratos, com aroma similar ao de fragrâncias artificiais ou que não contenham o nome científico da planta na embalagem.

Seus principais benefícios

  • Tônico do sistema nervoso;
  • Relaxamento;
  • Calmante natural;
  • Antisséptico;
  • Melhora o humor;
  • Reduz Ansiedade;
  • Reduz Agitação;
  • Melhora a qualidade do sono.

 Consulte o pediatra do seu filho antes de usar os óleos essenciais → mesmo que sejam extratos naturais, os óleos essenciais podem possuir contraindicação e interações medicamentosas que podem causar algum problema, bem como efeitos colaterais. Os óleos essenciais jamais vão dispensar a necessidade de consultar o médico regularmente e obter a opinião quanto ao uso das gotinhas.

⇒ Os 3 melhores óleos essenciais

Hortelã-pimenta para ter mais foco estudos mostram que o cheiro de hortelã-pimenta pode estimular áreas do cérebro responsáveis ​​pelo estado de alerta.  Já outra pesquisa mostra que pode melhorar a qualidade da memória e melhorar o desempenho em tarefas visuais, como os esportes e outras atividades físicas.

Gengibre para combater mal-estar digestivo o gengibre também é rico em gingerol, seu composto é o polifenol tendo efeitos antimicrobianos poderosos, que auxiliam na proteção contra problemas estomacais, úlceras e outros problemas gastrointestinais. Para aliviar dores de estômago, adicione algumas gotas de óleo essencial de gengibre e um pouco de mel em uma caneca de água morna.

• Lavanda para acalmar e relaxar aliviando o estresse e a ansiedade. Além disso, os estudos mostram que o óleo essencial de lavanda melhora a qualidade e a duração do sono, promovendo um sono mais profundo. Os principais compostos da lavanda são : linalol e acetato de linalila, que também acalmam o sistema nervoso, adicione algumas gotas ao travesseiro ou coloque no difusor.