Carregando Notícia
Saúde

Alerta: Saiba os sinais e veja se você é pré-diabético

O importante é que os níveis de glicose no sangue estejam dentro do esperado

PUBLICIDADE

O pré-diabetes acontece quando o processo da glicose (açúcar) pelo organismo não está sendo feito de forma adequada. Sendo assim, perde sua funcionalidade como fonte de energia para as células, e faz com que a glicose permaneça circulando no sangue, fazendo com que o seu nível fique acima do normal.

PUBLICIDADE

Uma pessoa pré-diabetes é quando o nível de glicose no sangue está acima do normal, porém ainda não é alta o suficiente para ser definida como diabetes.

A glicose está presente na maior parte do no nosso organismo, podendo vim dos alimentos que consumimos, os carboidratos são os que tem uma maior quantidade, como massas, pão, arroz, batatas, doces, frutas, milho, farinha, bolos, etc.

O açúcar que está nos alimentos vão ser absorvidos no intestino e assim entram na corrente sanguínea. A partir do momento que o organismo informa que existe um aumento no nível da glicemia, o pâncreas começa a liberar insulina. Sem insulina, a glicose não tem como adentrar nas células, e sem glicose, as células não conseguem funcionar adequadamente.

Quando entra glicose nas células faz com que a sua concentração no sangue caia. O nível de insulina no sangue é controlado, porém se a glicemia eleva o nível de insulina também sobe; se a glicemia cai, a liberação de insulina pelo pâncreas também reduz. Por isso, a concentração de glicose no sangue deve ser mantida dentro dos valores considerados normais para o funcionamento do organismo. Se o indivíduo tem pré-diabetes, quer dizer que algo está sendo realizado de forma erronia.

Sinais
  • Você urina com frequência
  • Sentimentos constantes de sede
  • Você está tendo problemas para enxergar
  • suas feridas cicatrizam mais lentamente
  • Cresce manchas de pele escura
  • Você está constantemente cansado
  • Perda de peso inesperada
Sintomas

A pré-diabetes não tem sintomas e esta fase pode durar 3 a 5 anos. Se durante este período o indivíduo não se cuidar, existe uma grande possibilidade que desenvolva diabetes, na qual a doença não tem cura e que precisa ter o controle diário.

Através da realização do exame de sangue, se o valor da glicemia em jejum normal estiver entre 100 e 125, a pessoa já se encontra na pré-diabetes. Se a glicemia em jejum for até 99 mg/dl, quer dizer que está normal entre os parâmetro ideal e outros exames que servem para o diagnóstico da diabetes são a curva glicêmica e o teste da hemoglobina glicada. Os valores entre 6,0% e 6,4% são indicativos de pré-diabetes.

Prevenção

Ter uma boa alimentação e a prática regular de atividade física, ajudam normalizar sua glicemia sanguínea.
Deve-se diminuir a ingestão de gorduras, açúcar, sal, aumente o consumo de alimentos ricos em fibras e proteínas como arroz integral, vegetais de folha escura e feijão, por exemplo, ajudando a combater o excesso de açúcar no sangue.