Carregando Notícia
Saúde

Alerta! 30 dias antes de infartar o seu corpo te mandará esses 8 sinais

Segundo o Ministério da Saúde entre 2010 e 2019 (antes da covid) houve um aumento de 59% nas internações por infarto de pessoas de até 39 nos e de quase 10% nas mortes

PUBLICIDADE

O infarto é a maior causa de morte no mundo e sabemos que as doenças cardiovasculares matam cerca de 400 mil brasileiros por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O corpo humano pode dar até 8 sinais antes de você ter infarto.

PUBLICIDADE
  1. Fadiga: quando existe um cansaço anormal, sendo essa fadiga que nesse caso não seja atribuída somente ao esforço físico e mental. A sensação de desconforto pode ser muito pior e aumenta a cada vez que você tenta fazer coisas normais.
  2. Dor no abdômen: 50% das pessoas relatam dores nessa região do corpo antes de enfartar podendo vir acompanhado ou não de náuseas, vômitos e desconforto.
  3. Insônia: 40% das mulheres dizem que estavam com insônia antes de sofrer um infarto, por isso é muito importante investigar a origem da insônia para saber se não é nenhum problema cardíaco.
  4. Respirar com extrema dificuldade : tanto homens quanto as mulheres podem apresentar dispneias em cerca de 40% dos casos e se ainda for acompanhada de tonturas.
  5. Queda de cabelo : o excesso de cortisol, hormônio que é ligado ao estresse pode está relacionado com a queda de cabelo e sabemos que o estresse é inimigo não só do estômago, como é do coração.
  6. Batimentos irregulares : antes de ter certeza que está relacionado com o coração através de exames, devemos lembrar que também podem está associado com a ansiedade e aos ataques de pânico.
  7. Sudorese : a transpiração excessiva sem qualquer motivo aparente é preocupante, porém o mesmo sintoma ocorre com quem sofre de TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e ataques de pânicos. Mas também pode ser um sinal de um ataque cardíaco, sendo as mulheres as mais atingidas por esse sintoma, que no qual é muito confundido com sintomas de menopausa.
  8. Dor no peito : podendo ter diversas justificativas para essa dor, o infarto diferente de outras causas, ele traz pontadas, aperto e queimação no peito. Esse sintoma é e deve ser mais preocupante nos homens, sendo que eles apresentam 70% dos casos.

Importante ⇒ nem todas as pessoas que tem ataques cardíacos sentem os mesmos sintomas, por isso existem algumas pessoas que sentem uma dor leve e outras sentem dor mais intensa. Outros casos, como nos diabéticos, podem não ter dor no peito e também temos os casos cujo primeiro sinal de infarto pode ser uma parada cardíaca.

Alguns ataques cardíacos ocorrem de repente, mas muitas pessoas apresentam sinais e sintomas de alerta com horas, dias ou semanas antes de acontecer. Por isso, a importância de ter consultas e exames médicos para saber como vai a saúde.