Carregando Notícia
Saúde

A fruta mais cara que combate a anemia, regula o diabetes e previne o câncer

A fruta se tornou uma constante em receitas e dietas de quem busca ter uma alimentação mais saudável

PUBLICIDADE

A Pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, que também são cultivadas em Israel, na China, no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

PUBLICIDADE

A fruta Pitaya tem um sabor doce a agradável e pode ser consumida de diversas maneiras, desde apenas a fruta em si, como em iogurtes, geleias, sorvetes, dentre outros.

Uma das frutas mais caras, ela vem ganhando fama nos últimos tempos, por conta de suas propriedades e benefícios para o corpo humano. Existem 3 cores da fruta pitaya :
Vermelha (Hylocereus polyrhizus) possui uma coloração rosada por dentro e por fora.
Amarela (Hylocereus megalanthus), sendo mais comum na Colômbia, é parecida com a pitaya branca (mesma coloração da polpa), porém a casca amarelada.

⇒ Os benefícios do consumo da Pitaya para a saúde :

• Melhora na imunidade → é rica em Vitamina C, sendo a grande responsável pelo fortalecimento natural do organismo. A fruta possui alto teor de oligossacarídeos, prevenindo doenças como diabetes e câncer. Também neutraliza bactérias tóxicas que podem penetrar no corpo.

• Melhora a saúde intestinal → a polpa da Pitaya é composta pelo alto teor de fibras, fazendo com os movimentos intestinais que melhoram e ajuda na liberação dos sucos digestivos. A combinação das fibras com as sementes possui ação laxante, dessa forma auxilia na redução dos episódios de constipação e previne doenças como intestino irritável e câncer colorretal.

• Controle do colesterol → a alta concentração de gorduras monoinsaturadas, faz com que possa ter uma redução nos níveis de LDL, e elevando os níveis de HDL, tendo seu efeito na melhora da saúde cardiovascular.

• Previne a diabetes → ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, inibindo os picos de glicemia por ter alta concentração de fibras e com isso a fruta vem sendo indicada para controle de Diabetes Tipo 2.

• Ajuda na dieta e reduz o apetite → possuindo baixo valor calórico, a fruta contém grande ação termogênica que auxilia na queima das gorduras localizadas. Na polpa da fruta são encontradas duas substâncias, a tiramina e a glucagon, que trazem a noção de saciedade e ajudam a inibir o desejo no consumo de doces.

• Rica em nutrientes → dentre eles o fosforo e oligossacarídeos, que ajudam no desempenho do sistema digestivo e na neutralização das substâncias tóxicas.

• Poder antioxidante →  dessa forma tem a redução dos radicais livres, que aqueles que podem danificar as células que estão sadias em nosso corpo, além de serem tóxicos e contribui no envelhecimento precoce.