Carregando Notícia
Saúde

A cor do seu catarro pode indicar sérios problemas de saúde, jamais ignore estes sinais

A função do catarro consiste em manter as mucosas lubrificadas, limpas e protegidas, evitando lesões, irritações, corpos estranhos e microrganismos que possam atacar o tecido

PUBLICIDADE

O catarro é um mecanismo de proteção do sistema respiratório, ajudando a proteger as nossas mucosas de microrganismos e corpos estranhos.

PUBLICIDADE

O aumento dessa produção ocorre quando ficamos doentes e a coloração do catarro pode ajudar a identificar na origem dos sintomas, porque dessa forma irá identificar indícios em qual região está sendo a mais impactada e até o nível de gravidade que o processo infeccioso ou inflamatório se encontra.

Isso pode ocorrer por inalação fumaça, respirar alérgenos ou devido à exposição a vírus e bactérias causadores de infecções e processos inflamatórios. A função do catarro consiste em manter as mucosas lubrificadas, limpas e protegidas, evitando lesões, irritações, corpos estranhos e microrganismos que possam atacar o tecido.

Sintomas associados ao excesso de catarro

Congestão nasal (sensação de nariz entupido);
Coriza (nariz escorrendo);
Tosse;
Espirros;
Dificuldade em respirar;
Garganta inflamada ou irritada.

O que a cor do catarro pode indicar e como tratar

 Esbranquiçado ou transparente é um sinal que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta. Podendo ser um resfriado ou alergia, mesmo que essa última atinja os pulmões e alguns tipos raros de alergias alimentícias, principalmente em relação ao leite e seus derivados, podem resultar em irritação de garganta e catarro de cor branca.

Como tratar  ingerir bastante líquidos, principalmente água, para manter as mucosas hidratadas, facilitando a eliminação dessa secreção e até diluir sua concentração. Em casos das reações alérgicas, antialérgicos específicos podem ser empregados no tratamento.

Verde ou amarelo ∴ isso costuma indicar a presença de células de defesa do sistema imune no organismo, chamadas de neutrófilos. Sua ação produz uma proteína de cor verde, que é responsável pelo tingimento do muco produzido e essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

Como tratar pode ser necessário o uso de antibióticos no tratamento e nesse caso é recomendado procurar atendimento médico para identificar corretamente o tipo de infecção, bactéria e remédio ideal para cada caso.

 Escuro, marrom ou preto ∴ é comum em pessoas constantemente expostas a poluentes ou fumantes. Pois a fumaça inalada resseca as vias respiratórias, engatilhando a produção de catarro para proteger as mucosas, que fica com a cor escura por conta de partículas de resina, alcatrão ou gás carbônico inaladas com a respiração.

Como tratar   diminuir a exposição aos poluentes, usando máscaras de proteção com filtragem específica para o nível e tipo de partículas dispersas no ar ambiente. Além disso, é melhor diminuir ou parar de fumar.

 Roseado ∴ é um sinal de que pode ter acúmulo de líquido nos pulmões. Sendo um sintoma muito comum em problemas cardíacos, gerando um acúmulo de sangue ao redor dos pulmões fazendo com que fluidos nesses órgãos sejam adentrados.

Como tratar é feito pela junção do trabalho de um cardiologista e pneumologista, que os quais são qualificados para identificar a real causa e indicar remédios seguros e eficazes.

 Sangue ∴ é um sinal claro de sangramento nas vias respiratórias, isso pode ocorrer na garganta ou narinas.  Quando o ressecamento da mucosa gera uma hipersensibilidade e a facilitação de lesões ou então o machucado se encontra ao redor dos pulmões, sendo assim o mais preocupante.

Como tratar  o melhor é ir direto ao atendimento médico em pronto-socorro ou por um especialista em pneumologia. Após a realização de exames de imagens, é possível identificar a causa e o nível do quadro, buscando assim o tratamento ideal para recuperar a saúde do paciente.