Carregando Notícia
Saúde

8 sinais que você pode ter parasitas e vermes no seu corpo

Com alta incidência em todo o mundo, principalmente em regiões de baixa renda, as parasitoses afetam 36% da população brasileira, com uma prevalência de 55% entre as crianças

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, tem tido inúmeras histórias perturbadoras sobre pessoas que contraíram parasitas do estômago ao comerem sushi. Depois disso, todos nós passamos muito do nosso tempo se perguntando se há possibilidade de estarmos ou não em perigo de tê-los.
Com alta incidência em todo o mundo, especialmente em regiões de baixa renda, as parasitoses afetam 36% da população brasileira e tendo com uma prevalência de 55% entre as crianças.

PUBLICIDADE

Existem várias maneiras diferentes de contrair um parasita e nunca saber disso. Então, a seguir vamos falar sobre algumas maneiras diferentes de você saber se hospeda um parasita ou não.

  1. Fome – essas pequenas criaturas se alimentam do que você come, seu estômago não está realmente cheio e você sente uma necessidade constante de lanche. No entanto, outros casos podem experimentar falta de fome também. 
  2. Não consegue dormir –  os parasitas podem viver em seu estômago ou em seus intestinos, e quando for este o caso, eles tendem a mantê-lo acordado durante a noite, pois é quando eles estão acordados. 
  3. Problemas intestinais –  é um dos sintomas mais comuns, se por acaso você está com dificuldades para evacuar ou sentir flatulência, inchaço ou sensação de queimação, é provável que você tenha parasitas. 
  4. Exaustão – se o seu humor não está nos seus melhores dias e você não consegue se sentir descansado, não importa quanto tempo você fique na casa, esses pequenos “bugs” podem ser a causa. Ao pegar nossos nutrientes e nos deixam cansados devido à falta de vitaminas e minerais, afetando fisicamente e emocionalmente. 
  5. Irritações da pele –  nosso corpo reagem negativamente a um parasita, e isso pode se manifestar em nossa pele através de erupções cutâneas, urticária, manchas de pele seca ou mesmo feridas. 
  6. Dores –  pode ser dor muscular ou uma estranha sensação de dor nas articulações, isso indica que você contraiu parasitas comendo carne crua ou mal passada ou bebendo água contaminada. 
  7. Anemia – a doença do sangue mais recorrente pode ser causada por um parasita chamado ancilostomose que vive no solo e normalmente nos invade através dos nossos pés. Isso quer dizer que eles gostam de se alimentar do nosso sangue, fazendo com que não tenhamos tanto quanto precisamos. 
  8. Ranger os dentes –  os parasitas são mais ativos durante a noite e as primeiras horas da manhã, fazendo com que durmamos e fiquemos e inquietos, levando a dentes inconscientes a ranger e a apertar.

Outros sintomas são: perda de peso sem razão aparente, coceira anal e presença de pontos brancos nas fezes.

Prevenção

  • Lavar as mãos após usar o banheiro;
  • Evitar andar descalço;
  • Cortar e manter limpas as unhas;
  • Beber água filtrada, fervida ou desinfetar com Hipoclorito de Sódio;
  • Lavar e cozinhar bem os alimentos;
  • Lavar as mãos antes das refeições;
  • Lavar os utensílios domésticos com água potável.

Tratamento : é feito o uso de remédios antiparasitários prescritos pelo clínico geral ou infectologista, como Albendazol, Mebendazol, Tinidazol ou Metronidazol de acordo com o parasita responsável pela infecção.