Carregando Notícia
Saúde

7 sintomas que podem indicar problema no coração

As doenças cardiovasculares são distúrbios que acometem tanto o coração quanto os vasos sanguíneos e podem causar danos graves e permanentes à saúde, incluindo a morte

PUBLICIDADE

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do sistema cardiovascular são a principal causa de morte no mundo, com quase 18 milhões de óbitos só em 2016, sendo que muito dos casos poderiam ter sido evitados apenas com cuidados básicos, como mudanças nos hábitos de vida.

PUBLICIDADE

Não é fácil sempre identificar os sinais de que algo está errado com o seu coração, porque algumas doenças costumam ser silenciosas ou só apresentam sintomas em estágios mais avançados. Por isso, a importância das avaliações médicas regulares e os exames preventivos.

→ Sintomas

1. Dores no peito : podem está associadas a outros problemas como gases, ataques de pânico e problemas respiratórios.
Porém, as principais características das dores no peito relacionadas à doenças cardiovasculares (principalmente o infarto agudo do miocárdio) são a intensidade da dor, que costuma ser bastante elevada, com sensação de ardência ou como um “aperto no peito”, que se mantêm por mais de 20 minutos. A sensação é que a dor vai irradiando para outros membros próximos, como o braço esquerdo, pescoço, costas e mandíbula.

2. Batidas cardíacas irregulares :  podem ser percebidas quando o ritmo de batimentos do coração é alterado sem a presença de estímulos externos como estresse, esforços físicos, sustos, dentre outros.

Podemos citar outros tipos de batimentos irregulares, como a bradicardia (quando o coração parece estar batendo devagar demais) e a taquicardia (quando está batendo de maneira acelerada).

3. Cianose e frio nas mãos e pés : a cianose é a coloração azulada incomum nas pontas dos dedos, nos pés e também pode se manifestar nos lábios. Porém, a sensação de frio em mãos e pés, indicativa de insuficiência cardíaca, tendo como característica constante e por não tem haver com resultado de condições externas, como a temperatura ambiente.

4. Falta de ar : é importante diferenciar esse sintoma de uma simples falta de condicionamento físico, porém estamos nos referindo a esforços realmente pequenos.

5. Tonturas e desmaios : quando ocorrem de maneira recorrente e sem um motivo aparente. Isso sem contar que possíveis desmaios e quedas podem te colocar em risco de impactos e acidentes.

6. Inchaço e dores nos tornozelos, pernas e pés : o que acontece nesses casos, é que o coração não tem força para bombear o sangue com a pressão necessária, causando retenção de líquidos nas extremidades, especialmente nas pernas. Mas é importante lembrar que há outras possíveis razões para o inchaço nas pernas, como problemas no fígado ou nos rins. Portanto, na dúvida, busque avaliação médica para investigação do quadro.

7. Tosse : se for uma tosse prolongada que produz muco branco ou rosa, pode ser um sinal de insuficiência cardíaca. Isso acontece quando o coração não consegue acompanhar as demandas do corpo, fazendo com que o sangue vaze de volta para os pulmões.