Carregando Notícia
Saúde

6 motivos que talvez expliquem porquê seu pé é gelado

A variação de temperatura ocorre por diversos fatores, como a prática de atividades físicas, alterações hormonais, temperatura do ambiente, ciclo menstrual nas mulheres, mudanças na alimentação e algumas condições de saúde

PUBLICIDADE

A temperatura do corpo é específico para algumas pessoas, as temperatura preocupante é baixa ou alta, e nós temos pouco ou nenhum conhecimento sobre como a temperatura do corpo de fato funciona. Enquanto outras pessoas não tem nenhuma preocupação com isso, já outras sofrem com algumas características bem específicas e todo mundo conhece alguém que tem os pés gelados.

PUBLICIDADE

Essa característica não é rara, por isso a maioria das pessoas não chegam a levar tão a sério, porém em alguns casos a temperatura baixa dos pés podem ser sim sintoma de algo. Como alguns casos que vamos relatar a seguir :

Doença de Raynaud ⋅ as pessoas com essa condição sofre com o estreitamento das artérias, em momentos de tensão ou frio intenso. A consequência é a redução da corrente sanguínea, podendo levar a temperatura baixas nos pés, além de causar formigamento nas mãos e pés. Essa condição não requer maiores cuidados, mas em casos graves, é recomendável buscar um médico e se precisar ele irá receitar o uso de medicamentos.

Hipotireoidismo ⋅ a tireoide é responsável pela produção de hormônios que regulam várias funções no corpo. No caso do hipotiroidismo, esses hormônios são produzidos de forma insuficiente e gerando desequilíbrios e essa condição é descoberta através do exames de sangue. Geralmente, o médico receita um medicamento que tem reposição hormonal.

Anemia ⋅ por ser caracterizada pela redução de glóbulos vermelhos no sangue e, dentre outros efeitos, causa a redução da oxigenação. Com a diminuição do fluxo de oxigênio no corpo pode ocorrer muitos sintomas que incluem pés e mãos geladas, fraqueza, tontura, cansaço, dor de cabeça e muitos outros.

Sequelas neurais em diabéticos ⋅ essa condição além de atingir os diabéticos, pode causar alguns transtornos. Alguns dos sintomas mais comuns são frio, formigamento, dormência nos pés e nas mãos. Geralmente, os pacientes precisam ter acompanhamento médico, para o controlar os sintomas e é importante ter uma rotina de exercícios.

Outras neuropatias ⋅ outros tipos de problema de saúde geram sintomas que podem ser muito complexos e, em alguns casos, envolve a redução da temperatura dos pés.

Tabagismo ⋅ pode causar prejuízo na circulação sanguínea, reduzindo a oxigenação e, consequentemente, leva ao resfriamento das extremidades do corpo, o que incluiu os pés.

De acordo com os estudos mais recentes mostram que temperaturas normais variam de 36,1 a 37,2 graus, e muitos indivíduos podem ficar fora dessa faixa e estar perfeitamente bem.