Carregando Notícia
CulináriaCuriosidadesSaúde

5 alimentos que DEVEM e que NÃO DEVEM ser lavados antes do cozimento

Aprendemos que antes de tudo, precisamos lavar muito bem todos os alimentos e deixá-los prontos para usá-los

PUBLICIDADE

Nós aprendemos que antes de preparar qualquer refeição, precisamos lavar todos os alimentos e deixá-lo prontos para usá-los. O que talvez não sabíamos é que alguns deles não necessitam ser lavados antes do preparo. Sendo assim, vamos mostrar 5 desses alimentos que devem ou não ser lavados e saiba que tem explicação pra cada um.

PUBLICIDADE
  1. Ovos : sua casca contém uma substância que o protege de contaminações na hora de usá-lo. Se lavá-los antes de quebrar a casca ficará sem essa barreira natural.
  2. Frango : existem diversas bactérias quando está cru e uma delas tem a mais perigosa: a salmonela. Achamos que o ato de lavar o frango poderá ajudar a removê-la, porém a verdade ocorre o contrário. Quando você vai lavar, acaba espalhando ainda mais a bactéria, tanto no alimento quanto na pia da cozinha e em tudo que estiver ao redor. Mas não fique com receio, pois durante o processo de fervura as bactérias morrem e isso acontece pelo fato delas não suportar temperaturas altas. Vale lembrar que isso é válido para outros tipos de aves.
  3. Carne : o motivo é o mesmo do tópico anterior relacionado ao frango: a lavagem vai espalhar as bactérias pela pia e também nas suas mãos.
  4. Massas : os chefs de cozinha sempre alertam não precisa lavar nenhum tipo de massa antes do cozimento re nem depois. No processo lavar pode acabar retirando um elemento da massa que faz a absorção do molho.
  5. Frutas desidratadas : apesar de ser comercializados já prontos para consumo é obrigatório que sejam lavados antes do consumo. A maneira como são armazenados e manipulados é desconhecida do consumidor.  É essencial que seja lavada para evitar riscos à saúde.

Outros exemplos de frutas que podem ser lavadas, são : Frutas e vegetais que consumimos com casca; 2. Alimentos enlatados; Alimentos com casca não comestível e nozes.

Como é correto fazer a higienização dos alimentos : 
– Lavar bem as mãos antes de pegar em qualquer alimento;
– Mantenha os utensílios de manipulação e armazenamento dos alimentos bem limpos; Lave as embalagens, pois todo mundo pega com a mão (latas, vidros e plásticos) com água e sabão. Depois disso é só secar e guardar;
-Limpar as embalagens perecíveis com álcool 70%. Depois, seque-as com um pano ou papel descartável.

Todos os alimentos devem ser lavados antes do consumo, principalmente as frutas de casca dura. “As pessoas não costumam lavar alimentos como jaca, mamão e melão, por exemplo, mas eles devem ser lavados”, salienta Vanessa Carvalho.