Carregando Notícia
Saúde

3 remédios caseiros para você eliminar rapidamente as aftas

Segundo especialistas, as aftas são as lesões mais comuns na mucosa da boca e costumam desaparecer em alguns dias

PUBLICIDADE

A estomatite aftosa, também conhecida popularmente por afta é uma condição que pode afetar as pessoas de qualquer idade. As causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas alguns dentistas acreditam que o estresse, deficiências nutricionais e até mesmo a genética, podem estar relacionados ao aparecimento delas.

PUBLICIDADE

Se o seu organismo apresentar baixas taxas de ferro, zinco, vitamina B12 ou B9, poderá ser surpreendido por elas, que também são queixas muito comuns em quem está na luta contra o câncer, e pessoas portadoras do vírus HIV e também diabéticos. A afta pode aparecer nas partes internas dos lábios, bochechas, gengiva e língua, podendo até causar febre e cansaço.

Há três tipos de aftas ⇒ as menores são as mais comuns; as maiores e as herpetiformes são aftas pequenas e bastante doloridas.

Essa condição costuma desaparecer sozinha após alguns dias, normalmente em torno de 14 dias. No entanto, existem algumas pessoas que sentem um grande desconforto por conta desse problema, fazendo com que elas não consigam comer e nem falar direito.

Conheça os 3 remédios caseiros para afta que vão ajudar no alívio da dor e aceleração na melhora da lesão.

• O extrato de própolis tem propriedades bactericidas, cicatrizantes e anti-inflamatórias. Para combater a estomatite aftosa deve pingue algumas gotas do extrato diretamente na afta algumas vezes por dia e também pode se tornar um grande aliado em combater essa condição.

Bochecho de água com sal ajuda no alívio da dor, desconforto e também contribui para acelerar o processo de cicatrização da afta. O modo de fazer essa misturar, consiste em uma colher de sal em um copo de água morna, podendo fazer esse procedimento até duas vezes por dia.

Leite de magnésia suas propriedades são cicatrizantes e bactericidas, por isso pode diluir uma colher da substância em um copo de água e fazer bochechos.

Cuidados com a afta : escove bem os dentes, passe fio dental, evite alimentos picantes e ácidos.

⋅ A afta em casos mais grave, tipo quando as pessoas não consegue falar direito, comer ou beber água, o melhor é usar medicamentos e pomadas tópicas, também podem ser feitos bochechos e utilizar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos na demora da cicatrização ou recorrentes, é quando acontece vários episódios seguidos, entretanto, podem ser sinais de doenças e deve procurar o médico e ao dentista para investigação.

” A presença de múltiplas aftas podem sugerir que um vírus, como o do herpes, esteja causando o quadro. Pode ocorrer também em infecções como a Aids. Além disso, podem se apresentar nas doenças autoimunes, como a Doença de Behçet, Lupus (LES) ou Doença de Crohn”, explica a pediatra Maria Cristina Senna Duarte.