Carregando Notícia
Saúde

12 sinais de que seu corpo precisa de ácido fólico o mais rápido possível

A vitamina B9 ajuda também a produzir substâncias químicas essenciais para o cérebro e o sistema nervoso

PUBLICIDADE

O ácido fólico, conhecido também por vitamina B9, ou folato ou metilfolato, é uma vitamina solúvel em água. Pois como o organismo não consegue armazenar essa vitamina por muito tempo, é preciso fazer a reposição diária, ele serve para fabricar células sanguíneas, a cura dos ferimentos, ajuda a produzir músculos, entre outras.

PUBLICIDADE

As funções do ácido fólico é fundamental para a formação do DNA e RNA, garantindo que as células se dupliquem normalmente. No início da gestação é muito fundamental para o desenvolvimento embrionário por ser um momento de alta replicação celular.

A vitamina ajuda também a produzir substâncias químicas essenciais para o cérebro e o sistema nervoso. Também é necessário para o bom funcionamento do metabolismo, porém a sua falta ou excesso, podem desencadear problemas de saúde.

O ácido fólico e seus benefícios durante a gestação → durante os três primeiros meses de gravidez reduzem o risco de problemas congênitos graves, sendo muito importante para a mãe e o desenvolvimento do bebê durante a gestação, mesmo que a gravidez seja saudável.

Onde encontramos o ácido fólico?

Uma das fontes mais abundantes são todas as folhas verdes escuras, como espinafre, brócolis, couve, alface e salsa; cereais integrais, feijões, cogumelos, fígado de galinha, ovo, levedura de cerveja e gérmen de trigo também contém boas quantidades do nutriente.

Frutas como abacate, manga, laranja, tomate, melão, e banana também são fontes do ácido fólico e outra forma é através de suplementos, medicamentos e produtos fortificados. Os suplementos são os mais indicados caso exista uma deficiência de ácido fólico no organismo.

Riscos do consumo em excesso ⇒ por ser diluída em água será eliminado através da urina, por isso, a overdose não ocorre com a alimentação, mas sim a partir de suplementos. Ingerir uma dose excessiva de ácido fólico pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea e reações cutâneas tipo urticária, podendo causar também deficiência de vitamina B12 e consequentemente uma anemia.

⇒ Outros benefícios para o organismo

A vitamina B9 desempenha algumas funções específicas e atua sobretudo para reduzir o risco de Mal de Alzheimer, também previne doenças cardíacas, derrame, determinados cânceres, inclusive : de pulmão, colo uterino, cólon e reto. Além de ter um papel muito importante na saúde da pele, unhas e cabelos. Auxilia no crescimento e combate a acne e a dermatite, deixando a pele mais saudável e com a oleosidade controlada.

É importante ressaltar que qualquer tipo de medicamento, substância ou vitamina deve ser receitado e indicado pelo seu médico.