Carregando Notícia
Saúde

10 plantas para primeiros socorros com alívio rápido e eficaz nos momentos de urgência

Várias situações que exigem primeiros socorros podem ser resolvidas com essas plantas medicinais.

PUBLICIDADE

Há décadas atrás, no tempo dos pais dos nossos avôs, as plantas naturais são utilizadas para combater várias doenças ou para aumentar a imunidade deixando o organismo forte e protegido para não adoecer.

PUBLICIDADE

Assim, muitas receitas foram surgindo ao longo do tempo, inclusive iremos mostrar algumas que podem ser usadas como primeiros socorros, como você pode ver logo aqui abaixo!

1- Erva-cidreira

Essa planta contém citral, é nada menos que um óleo essencial, com ação antiespasmódica e carminativa, ela inibe a produção de substâncias que aumentam a contração do intestino, isso acaba aliviando a cólica e combate a produção de gases intestinais.

2 – Hortelã

Além de sua ação vasodilatadora, o hortelã é também um ante estresse poderoso. Por isso, muita gente consome hortelã após o almoço. Além do efeito calmante, ela também combate a a insônia. Também contribui para amenizar as cólicas menstruais.

3 – Babosa

A babosa ou aloe vera como muita gente conhece, ela tem uma grande ação cicatrizante e anti-inflamatória e pode ser usada em forma de gel contra queimaduras.

4 – Tanchagem

Essa planta têm uma ação antibiótica e anti-inflamatória, é muito útil para combater os sintomas de inflamação na garganta e quando se toma morno seus efeitos acabam sendo melhores ainda.

5 – Confrei

Essa planta apenas está indicada para uso externo e é muito usada para tratar inflamações, cicatrizes, reumatismos, fraturas, dermatites, psoríase, micoses, espinhas e eczemas.

6 – Camomila

O chá de camomila possui diversas propriedades calmantes e relaxantes, porque possui um flavonoide, mais conhecido como apigenina, é um bioativo que atua no sistema nervoso e promove o efeito sedativo e tranquilizante, melhorando o sono.

7- Lavanda

Chá de lavanda vai ajudar a pessoa com estado depressivo, ataques de nervos ou qualquer distúrbio mental a se acalmar.

8 – Alecrim

O chá das folhas de alecrim promove efeito diurético.

9 – Echinace

Atua como um antibiótico natural com ação antialérgica e anti-inflamatória que auxiliam no alívio e tratamento das picadas de insetos, na psoríase, eczemas, inflamações e feridas na pele de todos os tipos.

10 – Gengibre

O gengibre é um poderoso anti-inflamatório. Outro grande diferencial do chá de gengibre é que ele possui antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias que reduzem a inflamação, e combatem microrganismos.