Carregando Notícia
CuriosidadesNotíciasSaúde

Dormência nas mãos – entenda o que seu corpo está querendo lhe dizer

Fique atento! O problema de dormência nas mãos acontece devido a uma rápida interrupção da circulação sanguínea na região que vai da palma da mão até a região dos dedos

PUBLICIDADE

Fique atento! O problema de dormência nas mãos acontece devido a uma rápida interrupção da circulação sanguínea na região que vai da palma da mão até a região dos dedos. Você não pode ignorá-lo, pois pode ser o sintoma de algum problema de saúde. O certo é fazer uma rigorosa investigação sob a orientação de um profissional da saúde. Mas o que causa a dormência/formigamento nas mãos?

PUBLICIDADE

1. Esclerose múltipla

Ela ocasiona uma redução das membranas nervosas da medula espinal. O resultado dessa situação é que a circulação de impulsos nervosos fica interrompida, diminuindo a sensibilidade das mãos e ocasionando uma certa dormência.

2. Osteocondrose da coluna cervical

Com o desgaste da coluna cervical, ocasionada pela falha no fornecimento de sangue para todo o corpo, o paciente sente dores na cabeça, falta de coordenação nas mãos e formigamento na mesma.

3. Síndrome do túnel do carpo

Este é um problema bem comum para quem faz tarefas várias vezes com as mãos, que é o caso dos instrumentistas, digitadores e tantas várias profissões. Devido a essa repetição constante com os dedos, o tendão tende a inchar, ocasionando dormência nas mãos.

4. Trombose

Caso aconteça um coágulo de sangue, há uma redução no fluxo sanguíneo e de oxigênio, o que ocasiona formigamento nas mãos.

5. Acidente vascular cerebral (derrame)

Em situações mais sérias, o formigamento em uma das mãos pode ser um início de um AVC. O sintoma geralmente vem acompanhado da dificuldade para falar, perda de equilíbrio e força e dormência em um lado do corpo. Se isso tiver acontecendo com você, é imprescindível acionar a emergência imediatamente: o AVC precisa de socorro rápido.

6. Doença de Buerger

Este tipo de doença está ligada ao cigarro e ocasiona dores e dormências na região das mãos por conta da redução de fluxo sanguóneo. Também pode prejudicar os pés e, se não for tratada o mais rápido possível, a pessoa pode desenvolver gangrena.

7. Diabetes

A diabetes é uma doença silenciosa e difícil de ter um diagnóstico, a não ser quando há um pico hiperglicêmico, que é quando as taxas de glicose no sangue estão altas. A hiperglicemia pode ocasionar alguns sintomas comuns e um deles é o formigamento das mãos. O quadro é ocasionado por traumas nos nervos atingidos pela glicose alta. Nessa situação, o ideal é ir a um endocrinologista, para realizar os exames diagnósticos e orientar o melhor tratamento.