Carregando Notícia
Notícias

Cisto no ovário: esses são os 6 sinais que jamais devem ser ignorados pelas mulheres

O cisto no ovário pode emitir seis sinais e eles são geralmente ignorados pelas mulheres.

PUBLICIDADE

O cisto no ovário é uma patologia que pode ou não dar sintomas da gravidade ou do seu tamanho. Ele pode aparecer geralmente com alguma relação ao ciclo menstrual, razão esta que é mais comum em mulheres jovens nas primeiras menstruações ou em mulheres que estão prestes a chegar na idade da menopausa.

PUBLICIDADE

Quando há alguma suspeita da condição, a paciente precisa ir ao médico ginecologista com certa frequência. Somente com o acompanhamento é que é possível saber se os cistos estão regredindo sem alguma intervenção ou se necessitará de algum tratamento médico.

Em algumas condições, esse ciclo pode diminuir sozinho até sumir. Já em outras condições, um médico pode receitar algum tratamento que seja a base de anticoncepcionais e até reguladores hormonais. Se esse cisto for grande o suficiente e representar algum risco, é preciso um procedimento cirúrgico.

Seis sintomas que não podem ser ignorados

Dor incômoda nos cantos inferiores direito ou esquerdo do abdômen (o que piora com a Menstruação) – Esse sintoma pode ser o mais preocupante, ainda mais se a dor for extremamente forte e durar muito tempo, possa ser que seja um problema mais preocupante, como apendicite ou pedra na vesícula.

Distúrbios do ciclo menstrual;

Sensações desagradáveis durante a relação sexual;

Dor ou peso no abdômen;

Ganho de peso (em alguns casos) – O aumento de peso ocorre, pois o cisto no ovário é capaz de provocar um aumento de volume abdominal, quando fica grande, dá a sensação de ganho de peso

Micção frequente.

Tratar ou não tratar?

Se o cisto não aumenta de tamanho ao decorrer do tempo ou não causa problemas, a medicação pode não ser extremamente obrigatória. No entanto, é necessário que o médico monitore o tumor benigno em crescimento, pois tem um grande risco de alteração maligna. Tenha muito cuidado: um cisto rompido requer atenção médica urgente!

É recomendado que, caso você apresente um ou mais desses sinais, procure imediatamente um médico, somente ele poderá dar o diagnóstico correto. O cisto no ovário, que não retrocede sozinho, pode desenvolver um câncer e esse cenário pode mudar completamente.

Sendo assim, procure ir ao menos uma vez ao ano em um médico ginecologista e faça os exames de prevenção. Esse artigo visa mostrar sintomas mais comuns ditos artigos próprios de saúde e não substitui uma consulta. Somente uma avaliação médica pode dizer o que o paciente tem.