Carregando Notícia
CuriosidadesNotíciasSaúde

Zumbido no ouvido: saiba quais são as causas e tratamento

Barulho incômodo no ouvido é quando aparentemente estamos ouvindo algo, mas sem ter uma fonte externa de som

PUBLICIDADE

Barulho incômodo no ouvido é quando aparentemente estamos ouvindo algo, mas sem ter uma fonte externa de som. Por mais que ao seu redor esteja tudo em silêncio, o zumbido está lá para lhe deixar incomodado a ponto de deixá-lo completamente irritado com isso.

PUBLICIDADE

Zumbido na região da orelha, segundo o doutor William Rezende, ele pode acontecer em qualquer fase da vida, mas são os mais velhos que apresentam mais casos de barulho nos ouvidos. Há dois motivos de zumbido nos ouvidos: zumbindo por perda da audição e o zumbido sem um sumiço aparente da audição e você precisa prestar atenção quais são.

Por perda da audição: nesses casos, a perda da audição pode após sofrer algum tipo de lesão no ouvido, como um acidente, ou ouvir barulho muito alto por longos anos, mas na maioria das pessoas acontece apenas na velhice.

Cera endurecida: isso é comum em todos os seres humanos. Geralmente as ceras protegem a região interna do ouvido, mas quando não é em grande quantidade e também se não ficar dura dentro do ouvido. Por muitas vezes, essa cera pressiona o tímpano e todo o aparelho acústico, podendo ocasionar um zumbido. Isso pode acontecer em qualquer idade.

Problemas respiratórios: O sistema respiratório do corpo humano fala e audição estão interligados. É por isso que serve o médico otorrinolaringologista, que é responsável por tratar desses três sistemas do corpo, então é comum que pessoas que passem por problemas de respiração como sinusite, faringite ou zumbido no ouvido.

Forma de tratar zumbido no ouvido

Dependendo do motivo, se for algo mais simples, o profissional de saúde vai receitar um medicamento para eliminar a cera. Depois você vai ter que retornar ao médico para fazer uma lavagem na orelha. Se o problema for por motivos respiratórios, é melhor cuidar da doença com um médico que, sem dúvidas, o zumbido vai sumir.

Se o caso for perda da audição, o médico pode receitar um aparelho auditivo e a pessoa vai deixar de ter o zumbido. Lembrando que a perda da audição acontece mais em pessoas mais velhas.

O que é e para que serve a cera do ouvido?

O cerúmen é uma junção de descamação da pele do conduto auditivo externo e secreções destas células, que age como barreira para proteger e lubrificar o ouvido. Ela é produzida por glândulas sebáceas que se concentram no canal auditivo da orelha externa.