Carregando Notícia
Curiosidades

Você sabe qual desses três ovos é o mais saudável? Você ficará surpreso quando descobrir a resposta

O ovo está sempre presente nas refeições até mesmo nas rápidas, só queremos nos certificar de que ele é realmente saudável. Confira

PUBLICIDADE

O ovo é um alimento que não falta na mesa das pessoas do Brasil inteira. Por ser um alimento versátil, ele a cada vez tem conquistado ainda mais espaço nas refeições.

PUBLICIDADE

Por essa razão, por ele ser um dos alimentos mais práticos na hora do consumo e estar sempre na nossa mesa, precisamos nos certificar de que estamos preparando um ovo fresco e de boa qualidade.

Essa preocupação não é de hoje, e por isso, mesmo os antigos já começaram a se atentar e criar teorias, como a de que a cor que a gema apresenta tem a ver com a saúde da galinha que o produziu. Por isso, quanto mais apresentável o ovo for, com a gema mais firme, redonda e escura, é mais possível dizer que a galinha que o chocou tenha tido uma vida mais saudável., com uma boa alimentação e o prazer de ser livre. O contrário também acontece: geralmente, quando se tem uma gema mais mole, podemos dizer que a galinha, infelizmente, teve uma vida mais resumida a lugares que não eram bons para a sua vivência, sujeita a exposição de doenças e etc.

Apesar de parecer muito verídico, um tempo depois a informação foi colocada à prova para comprovação e concluíram que não havia qualquer relação entre a coloração da gema dos ovos e saúde da galinha. Você deve estar se perguntando, se não há ligação com isso, tem com outra coisa? Por que têm cores diferentes?

Conforme observado em testes as cores das gemas podem  variar desde o amarelo claro até o laranja escuro, mas sem nenhuma relação com a vida da progenitora.

Na realidade isso tem a ver com a alimentação dos animais, já que, se a galinha consumir muito trigo, ela produzirá ovos com as gemas na cor amarelo claro e se tiver uma alimentação mais rica em milho e alfafa, ela terá mais chances de produzir um ovo de gema amarela mais escura. Isso acontece graças ao caroteno, uma substância presente no milho, que gera, por exemplo, a cor alaranjada das cenouras.

Então podemos concluir que o valor nutricional do ovo não é determinado pela forma ou pela cor da gema ou do ovo em si, Não há diferença nutricional o fato da galinha ser mantida em prisão ou ao ar livre, ambas podem produzir ovos bons. Independente de qual seja a cor, eles possuem vitaminas A, D, E e K, que são muito importantes para nós.