Carregando Notícia
Curiosidades

Você sabe para que serve o Sininho da garganta? Você ficará muito surpreso ao descobrir!

O sininho que tem no fundo da sua garganta salva a sua vida todos os dias.

PUBLICIDADE

O corpo humano é dotado de algumas partes que você pode nem imaginar para que servem. Minúsculos ossinhos fazem parte do nosso ouvido que nos permite manter o equilíbrio e nos manter de pé. Os pelos do nariz protegem você de infecções e entrada de vírus e bactérias. As bolinhas brancas das línguas, são as papilas gustativas, responsável para você sentir o sabor dos alimentos.

PUBLICIDADE

Além desses pequenos detalhes, o corpo humano possui milhares de “segredos” que muita gente não conhece. Um deles é aquele sininho que temos no fundo da garganta e que sempre intrigou. Principalmente quando éramos pequenos, costumávamos parar na frente do espelho e passar alguns minutos com a boca aberta observando aquele estranho sininho que temos no fundo da garganta. Sempre nos perguntamos o que seria aquilo e qual a verdadeira função que ele desempenha dentro no nosso organismo, afinal tudo no nosso corpo tem um motivo e você precisa saber.

Apesar de parecer bastante estranho, aquele peculiar sininho é conhecido como úvula e ela desempenha uma função mais do que importante no nosso corpo, afinal ela é uma das responsáveis de evitar um possível afogamento e salvar a sua vida. A úvula, em conjunto com as amígdalas, serve para que a comida seja desviada da nossa cavidade, ou seja, evita que um macarrão saia pelo nosso nariz, por exemplo. Com certeza depois de receber essa informação você deve estar achando essa pequena uma das peças mais importantes do corpo, pois ela salva a sua vida todos os dias

A úvula faz um movimento direcionado para cima quando fazemos o movimento de engolir o alimento, tapando o buraquinho que poderia levar os alimentos para a cavidade nasal e a comida sair pelo nariz. O mesmo ocorre quando ingerimos bebidas.

Ao contrário do que muitos pensam, a úvula não causa o ronco e esse mito já foi desmentido há bastante tempo. Porém, caso a úvula esteja inflamada ou inchada, ela pode sim causar o ronco por conta da obstrução temporária da passagem do ar, mas salvo estes casos, ela é inofensiva para a qualidade do sono.

Nosso corpo tem muitos segredinhos e tem algumas funções escondidas onde menos esperamos, com curiosidades jamais imaginadas. Muitas pessoas pensavam, por exemplo, que o sininho era responsável pela fala, mas na verdade é para evitar com que você se afogue com alimentos.