Carregando Notícia
Curiosidades

Você sabe para que serve esse furinho dentro do olho? Você não vai acreditar ao saber a verdadeira função

A função desse ponto é drenar a lagrima para que nossos olhos não fiquem molhados o tempo todo, levando para a cavidade nasal

PUBLICIDADE

Você sabe o que é esse buraquinho dentro do olho? Ele é chamado de Ponto Lacrimal e cada olho possui um na pálpebra superior e um na inferior. A função desse ponto é drenar a lagrima para que nossos olhos não fiquem molhados o tempo todo, levando para a cavidade nasal. Já quem produz as lágrimas, são as glândulas lacrimais e elas ficam localizadas na parte superior de nossos olhos.

PUBLICIDADE

Quando a produção de lágrimas é excessiva, como quando choramos por exemplo, o ponto lacrimal torna-se incapaz de reter todo o fluxo. É por isso que o excesso de lágrimas acaba escorrendo para fora dos olhos. Porém, quando o corpo não produz lágrimas suficientes, o funcionamento oferece um risco. Por não está lubrificado, o olho pode acabar seco e ressecado, gerando problemas como coceira ou vermelhidão na área.

A lágrima forma uma delgada camada, cobrindo o epitélio da córnea e da conjuntiva, e possui as funções de:

conferir a córnea uma superfície óptica, lisa, eliminando imperceptíveis irregularidades de sua superfície epitelial;
evitar o ressecamento da córnea e da conjuntiva, evitando assim, danos a essas estruturas;
inibir o desenvolvimento de microrganismos nessas estruturas, por meio de fluxo mecânico e da ação antimicrobiana existente no fluído lacrimal.

Você sabia que esse buraquinho pode ficar entupido?
Pois é, isso pode acontecer. É quando suas lágrimas não conseguem ser drenadas normalmente, levando a lacrimejamento e as vezes secreção e olhos irritados. Esta condição é causada por obstrução parcial ou total do sistema de drenagem lacrimal.

O bloqueio do canal lacrimal é comum em recém-nascidos e esta condição normalmente melhora até o primeiro ano de idade sem nenhum tratamento, ou às vezes com massagem do saco lacrimal. No adulto, p bloqueio do canal lacrimal pode ser devido a um trauma, uma infecção, um tumor ou, na maioria das vezes, por causa desconhecida.

O bloqueio do canal lacrimal é quase sempre tratável, dependendo da causa e da idade do paciente. Pomadas e colírios lubrificantes podem aliviar um pouco os sintomas, mas na maior parte das vezes é necessário cirurgia para correção desta patologia.

Quem diria que um buraquinho tão pequeninho tem tanta importância, não é mesmo?
Os cuidados de higiene e consulta ao médico, seja clínico ou qualquer outra especialidade é essencial pelo menos duas vezes ao ano. Nunca é demais cuidar da nossa saúde e bem estar.