Carregando Notícia
Curiosidades

Você sabe para o que serve o furinho na lateral da caneta Bic? Quando descobrir ficará surpreso

O furinho na parte lateral da caneta tem a função de igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta

PUBLICIDADE

O ano era 1944, o barão francês Marcel Bich, ex-gerente de produção de uma fábrica de tintas, decidiu comprar uma fábrica na cidade de Clichy, ao norte de Paris  França. Junto com seu sócio, Edouard Bouffard, começaram a produzir peças para canetas-tinteiro e lapiseiras.

PUBLICIDADE

Em 1949 o barão introduziu a esferográfica “Bic”. No ano 1958, na Europa entrou no mercado americano comprando a Waterman Pen Company. Em 1956, as primeiras canetas BIC desembarcavam no Brasil. Depois de 4 anos, tendo uma grande demanda do produto fez com que a empresa inaugurasse uma fábrica no país, iniciando sua expansão pela América do Sul. No ano de 1959, com campanhas publicitárias de TV, a caneta esferográfica Bic foi vendida nos EUA por 29 centavos.

O furinho na parte lateral da caneta tem a função de igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta. Seria impossível usá-lo se não tivesse esse furo dentro de um avião ou no topo de um prédio, pois mudança da pressão faria com que a caneta estourasse sujando tudo ao seu redor.

Em 1991, foi inventado o furo na tampa da caneta com a finalidade de aumentar a segurança dos usuários. Isso porque a mania de ficar mastigando essas tampa, acontecia é que muitas pessoas acabavam engolindo a tampinha, correndo o risco de morrer asfixiado com o objeto na garganta.

A caneta Bic, vem sendo utilizada mundialmente no ano de 2004, atingindo a marca de 100 bilhões de unidades vendidas.

Tipos de caneta da BIC

Esferográfica : ótima pra assinar documentos, escrever textos longos, responder questões numa prova ou fazer anotações no dia a dia. Tendo como vantagem é sua durabilidade bastante, a tinta é a base de óleo e não fica ressecada. Com modelos ponta fina, média ou grossa nas cores azul, preta e vermelha, entre outras.

  

Gel : sua tinta é mais aguada e também tem várias cores! O diferencial é o cheirinho de frutas e contém glitter. Porém, a tinta costuma terminar mais rápido se você usa bastante e uma dica muito importante é deixar sempre tampada depois de escrever.

Rollerball : chamada também de porosa, sua tinta é a base de água e pode ser encontrada em vários modelos, tamanhos, formatos e cores diferentes.

Tinteiro : ideal para quem trabalha com desenho técnico ou artístico, ou escreve em convites de casamento, costuma adorar esse tipo de caneta. É feita de materiais bem diferentes, como ouro ou prata, porém também pode encontra-la de acrílico.

Ponta de feltro : vem com várias cores e a tinta é à base de álcool, então não esqueça de tampar depois de usá-la. É possível achar caneta com ponta de feltro em kits com 4, 8, 12, 24 e até 60 cores, sabia? Muito bom!