Carregando Notícia
CuriosidadesSaúde

Trombose por anticoncepcional; Fique atenta a esses sinais

Geralmente, as mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional muitas vezes buscam outros métodos contraceptivos por medo que isso ocorra.

PUBLICIDADE

O uso de anticoncepcional pode aumentar bastante as chances de desenvolver uma trombose venosa. A trombose é uma  formação de um coágulo dentro de uma veia, obstruindo parcial ou totalmente o fluxo de sangue.

PUBLICIDADE

Qualquer contraceptivo hormonal, seja em qualquer forma, pode causar uma trombose, pois contêm uma associação dos hormônios estrogênio e progesterona, que ao impedir a gravidez, também acabam interferindo na coagulação do sangue, facilitando a formação de coágulos.

De acordo com o Médico Ginecologista, Élvio Floresti, a cada 10.000 mulheres, 2.000 ou até mesmo 3.000, tem trombose e quando a mulher faz uso do anticoncepcional, o risco acaba aumentando 5x mais.

Vale ressaltar que não são os ‘anticoncepcionais’ que vai te causar a trombose. Mas, foi confirmado através de uma pesquisa que diz o seguinte: as pílulas que é do tipo “combinado”, ou seja, pílulas que possui derivados de outros tipos de hormônios podem te causar a terrível trombose.

Os especialistas também falam bastante que existe uma pequena chance de ter a trombose e de acordo com a informação deles, esses medicamentos são os mais associados a esta doença: Selene, Allestra, Diane, Belara, Level,Ciclo 21, Stezza, Mercilon, Siblima e Microvilar.

Fique ciente que nesse artigo nós não estamos diagnosticando nada, é apenas uma listagem feita por especialistas. Se você faz o uso de alguma dessas pílulas, em momento algum pense em deixar seu tratamento de lado, qualquer dúvida, consulte seu médico, assim os dois podem tomar uma atitude que seja mais seguro para a saúde íntima.

O jeito mais comum de surgir à trombose em mulheres que usam o anticoncepcional é a trombose venosa profunda, que ocorre exatamente nas pernas, e que muitas vezes, acabam provocando os seguintes sintomas:

  • Inchaço em uma das pernas;
  • Vermelhidão na perna que foi afetada;
  • Veias dilatadas na perna;
  • A temperatura costuma aumentar no local;
  • Dores ou sensação de peso;
  • Espessamento da pele.

Outras formas de ocorrer à trombose, que são mais as raras e mais graves, incluem a embolia pulmonar, que acaba causando uma horrível intensa falta de ar, respiração acelerada e dores no tórax, ou a trombose cerebral, que os sintomas são semelhantes aos do AVC, com perda de força em um dos lados do corpo e bastante dificuldade para falar.

O que fazer em caso de suspeita

Quando surgir os sintomas, corra imediatamente para o hospital. O médico poderá solicitar alguns exames, como ultrassom, tomografia, doppler, e exames de sangue. Mas, não existe um exame que confirme que a trombose foi causada pelo uso do anticoncepcional, por isso, confirma-se essa suspeita quando os médicos não conseguem encontrar causas mais prováveis para a trombose.