Carregando Notícia
CuriosidadesSaúdeTv e Famosos

Síndrome de Munchausen: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento da condição de Chiara, da novela Travessia

A novela Travessia já é um grande sucesso de audiência na grade da Rede Globo de Televisão. A produção de autoria de Glória Perez vai tornar pública uma doença pouco conhecida pelas pessoas

PUBLICIDADE

A novela Travessia já é um grande sucesso de audiência na grade da Rede Globo de Televisão. A produção de autoria de Glória Perez vai tornar pública uma doença pouco conhecida pelas pessoas. Chiara, a personagem interpretada por Jade Picon, vai ser diagnosticada com uma condição nada comum chamada de síndrome de Munchausen ou distúrbio factoide.

PUBLICIDADE

O portador da doença tem um transtorno psicológico que é conhecido pelo fato dele inventar sintomas de uma enfermidade. O paciente pode até mesmo se ferir de propósito para poder receber cuidados médicos. O intuito da pessoa é assumir o papel de enfermo para ser o centro das atenções, contou o médico psiquiatra Elson Azevedo.

O motivo que leva a síndrome ainda não é de conhecimento da ciência, mas o médico conta que um fator relacionado pode ter ligação com vivências traumáticas passadas no decorrer da infância ou também adoecimento durante essa fase. A descrição da doença aconteceu pela primeira vez no ano de 1951, pelo doutor inglês Richard Aster. O nome foi selecionado para homenagear o Barão de Munchausen.

Síndrome de Munchausen: sintomas e diagnóstico

De acordo com o especialista, portadores da enfermidade podem apresentar comportamentos estranhos. O paciente pode inventar sintomas físicos e psicológicos. Eles podem até fazer alterações nos próprios exames para tentar ativamente apresentar doença. Existem casos de pessoas que se feriram de propósito durante exame de urina para o resultado mostrar sangramento interno.

Pacientes com a síndrome de Munchausen podem ser pessoas bastante manipuladoras. O diagnóstico é por muitas vezes identificado depois do indivíduo ter sido submetido a diversos exames que descartam outra doença. Porém, é um desafio gigante para os profissionais da saúde identificarem a condição, pois eles são muito rápidos e convincentes.

Tratamento da síndrome

O tratamento do paciente é feito por meio de psiquiatras e psicólogos. O especialista ainda deixa claro que a combinação de psicanálise e TCC – terapia cognitivo-comportamental tem apresentado resultados satisfatórios. Porém, o profissional conta que vários pacientes não aceitam tratar o problema por não admitirem que possuem a doença.

Que horas começa ‘Travessia’?

A novela ‘Travessia’ vai ao ar de segunda a sexta, às 21h25, depois da exibição do Jornal Nacional. Na trama de “Travessia“, Brisa, interpretada por Lucy Alves, é uma artista nascida no Maranhão que precisa fugir de sua cidade depois de ser vítima de um crime online. Um grupo de jovens de Portugal tem como diversão fazer montagens a partir de manchetes de crimes.