Carregando Notícia
CuriosidadesNotíciasSaúde

Seus dedos ficam enrugados na água? Você precisa saber o que isso diz sobre sua saúde urgentemente

Sem dúvidas você já viu o quanto a pele da ponta dos dedos ficam enrugadas depois de serem mergulhadas por algum tempo na água

PUBLICIDADE

Sem dúvidas você já viu o quanto a pele da ponta dos dedos ficam enrugadas depois de serem mergulhadas por algum tempo na água, mas o que você provavelmente não sabia é o que isso pode mostrar sobre a sua saúde. A resposta mais comumente dada à pergunta é que o enrugamento é causado pela osmose

PUBLICIDADE

Uma outra curiosidade é o questionamento de porque somente esses locais ficam enrugados ao ter contato com a água, sendo que as outras partes de nosso corpo como cabeça, pescoço, braços, tórax e pernas continuam com a mesma aparência após serem mergulhados no líquido, seja frio ou quente.

A aparência bonita e delicada de nossas mãos começam a apresentar inchaço, ficando feias e enrugadas, com apenas pouco tempo mergulhadas em uma banheira ou, principalmente, quando estamos nadando em uma piscina.

Segundo mostram estudos realizados pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, neurocientistas descobriram que esse fenômeno tem muito a mostrar sobre nosso estado de saúde. Então, fique atento enquanto as informações a seguir:

Mal de Parkinson

Quando uma das duas mãos se enruga de forma diferente da outra no mesmo momento da imersão, pode ser  sinal precoce do mal de Parkinson, pois indica que o sistema nervoso não está funcionando perfeitamente em um dos lados do corpo.

Conhecida popularmente como doença de parkinson, essa condição tem como suas características uma diminuição na produção de um neurotransmissor chamado dopamina. A dopamina faz com que o corpo funcione da melhor forma, transportando os impulsos nervosos de um ponto a outro e ajudando nos comandos que são emitidos pelo cérebro para que cheguem até outros locais do corpo.

Diabetes tipo 2:

Pessoas que sofrem de diabete tipo 2, geralmente, enrugam pouco a pele dos dedos ao serem submersas na água. Da mesma forma do tipo 1, o diabetes tipo 2 é caracterizado pela quantidade excessiva de açúcar no sangue, o que ocasiona uma série de complicações, de infarto a perda de visão. Mas, nesse caso, o motivo da glicemia alta decorre de um fenômeno chamado de resistência à insulina. E os sintomas só são apresentados anos após a instalação da doença.

Sistema vascular:

Observou-se diminuição do enrugamento da pele também em pacientes que sofreram uma parada cardíaca, talvez por conta de alguma interrupção no controle do seu sistema cardiovascular.