Carregando Notícia
CuriosidadesSaúde

Se você tiver esses sintomas nos pés – Corra para o médico urgente

Apesar de algumas dores sejam passageiras e benignas, é importante procurar ajuda médica para ter diagnóstico e tratamento a tempo

PUBLICIDADE

O pé é composto por 26 ossos, articulações, tendões, músculos e ligamentos em cada pé. É importante dizer que os pés sustentam nosso corpo o dia inteiro, seja você um atleta ou uma pessoa que tem um trabalho comum. Eles refletem a saúde do corpo, pois contêm terminações nervosas que os ligam com diferentes partes do organismo.

PUBLICIDADE

Embora a dor no pé, geralmente seja de curta duração e benigna, mas há outros sintomas e outras condições que precisam ser diagnosticadas e tratadas a tempo.

  • Dores nos pés (por exemplo, entorse e bolhas) ⇒ dependendo da região afetada: músculos, ossos, articulações, ligamentos e tendões. Uma entorse também pode causar dor intensa, os calçados desconfortáveis gera atrito excessivo e fadiga são origens de dor nos pés.
    Em caso de inchaço nos pés, vermelhidão, bolhas, unhas encravadas, calos e calosidades, dor persistente ou se houver dificuldade em mover o pé, o melhor é buscar ajuda de um profissional.
  • Unha encravada e paroníquia ⇒  a unha encravada ocorre quando o crescimento de uma unha é dentro da pele, geralmente isso acontece no dedão do pé e a área afetada fica com uma inflamação dolorosa. A origem disso é quando há unhas muito curtas, sapatos muito apertados e algumas unhas que curvam naturalmente. Às vezes, uma lesão na unha do pé pode desenvolver uma paroníquia, que no qual é uma infecção bacteriana, que no estágio 3 de sua evolução, pode atingir a corrente sanguínea com risco de sepse.
  • Fascite ⇒ é uma inflamação do tecido denominado fáscia plantar, no qual esse tecido cobre a musculatura da sola do pé. Os sintomas principais são : dor, rigidez e queimação no pé (após acordar), ficar muito tempo em pé, praticando atividades físicas e ao subir escadas.Os fatores de risco é a idade avançada, obesidade, calçados inadequados, pés com anormalidades e outros. É necessário seguir algumas recomendações médicas a respeito de repouso, alongamentos, escolha dos sapatos e pode ser necessário fazer fisioterapia e tomar medicamentos.
  • Joanete ⇒ também conhecido como o hálux valgo, é um problema de desalinhamento do dedão do pé e do osso comprido que o liga ao tornozelo. As causas não tem uma especificação, mas é aconselhável que as mulheres, evitem a longo prazo, usar sapatos com bico fino e com salto alto.

→ É importante ressaltar, procure ajuda profissional : Podólogo ou Traumatologista com especialidade em pé e tornozelo.