Carregando Notícia
Curiosidades

Se você tem o costume de colocar seu bebê para dormir nessa posição, precisa saber disso urgente

Saiba porque você nunca deve colocar seu bebê pra dormir de barriguinha para baixo

PUBLICIDADE

Toda mãe é sempre muito cautelosa com seu bebê, principalmente quando esse ainda é bem novinho e frágil. Sempre preocupadas com coisas limpas, roupas passadas e até em qual pomada usar no bumbum. A grande questão é que mesmo quando o bebê dorme, ele pode  estar em uma situação de risco.

PUBLICIDADE

Pediatras afirmam que, dentre todas as posições possíveis para um bebê dormir, a de barriga para baixo (de bruços), deve ser evitada, já que muitas vezes crianças que morreram de mal súbito estavam nessa posição.

Isso acontece mesmo em bebês saudáveis, sem nenhum indicio de doença, e dessa maneira acaba deixando todo mundo, principalmente os seus pais sem chão, eles ficam sem entender o que pode ter levado a essa tragédia.

Hoje, buscando te ajudar, iremos apresentar as causas e de que maneiras os pais podem evitar que esse momento tão desagradáveis e triste aconteça.

O que é a síndrome da morte súbita lactente (SMSL)?

Esse é o nome dado a quando uma criança de idade inferior a um ano, morre sem qualquer explicação, e mesmo após a autopsia, a causa não é encontrada. Apesar de ser comum em crianças com idade abaixo de um ano, a maioria dos casos registrados foram em bebês que não chegaram nem ao sexto mês de vida.

O horário mais frequente em que a morte súbita costuma acontecer em bebês é entre as 0h as 6h, segundo relatos dos pediatras.

Saiba as razões da síndrome:

Segundo os médicos, a SMSL ocorre por conta de um retardo no amadurecimento do tronco cerebral do bebê, que comanda a respiração, os batimentos cardíacos e também a pressão arterial. Os bebês que possuem mais facilidade de desenvolvimento para a morte súbita, possuem mais dificuldades para acordar quando são submetidos a momentos de tensão, como menos oxigenação e calor exagerado.

Fatores de risco:

Acredite, um dos principais fatores é colocar a criança para dormir de bruços, já que, normalmente elas tendem a dormir com o rostinho “afundado” no colchão, prejudicando a passagem de ar para as vias aéreas.

Outra posição que também pode ser de grande perigo, é de lado.

A posição de maior segurança é virado de barriga para cima, conforme estudos feitos ao longo dos anos.