Carregando Notícia
CuriosidadesSaúde

Saiba quais são as 5 doenças que podem ser causadas pela pressão alta

Saiba as doenças que podem ser causadas pela hipertensão

PUBLICIDADE

A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, é uma condição anômala do corpo que ataca milhares de brasileiros das mais variadas faixas etárias. Sem preocupação com estatura, peso ou gênero, a condição normalmente prejudica a circulação sanguínea, fragilizando os vasos e não permitindo que os órgãos recebam oxigenação de forma que precisam para manterem o bom funcionamento.

PUBLICIDADE

Mas, como se já não fosse o suficiente conviver com medicação constante e fortes dores de cabeça, quando não tratada de forma ordeira, a hipertensão ainda pode facilitar o desenvolvimento de algumas outras doenças e aqui, nessa matéria, você descobrirá quais.

1- Infarto

Sempre muito repentino e devastador, o infarto ocorre quando um coágulo sanguíneo acaba por bloquear o fluxo sanguíneo que caminha para o coração. Por essa razão, ele não recebe a oxigenação necessária, provocando condições anormais no movimento de contração (sístole) e relaxamento (diástole) do órgão e levando ao infarto. A hipertensão arterial é a principal condição de risco para doença.

2 – AVC

O acidente vascular cerebral é o nome dado a quando ocorre o rompimento de algum vaso no cérebro, comprometendo a circulação sanguínea no local. O AVC pode levar a sequelas irreversíveis ou mesmo o óbito e tem como maior vilão a pressão alta.

3 – A insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca, como o próprio nome já explica, é quando há uma baixa na suficiência do principal órgão do corpo humano. Normalmente, acontece quando o coração não consegue mais bombear o sangue da forma que deveria para todo o corpo. Assim como no caso do infarto, aqui a pressão alta também dificulta os batimentos do coração. Por essa razão, este precisa ser esforçar mais do que o normal, causando o enfraquecimento dele e fazendo com que não consiga mais exercer sua função da forma devida e necessária.

4 – A insuficiência renal

A pressão alta também acaba por sobrecarregar e enfraquecer os rins. Quando os rins não funcionam de forma adequada, a pressão pode ficar descontrolada, gerando um ciclo vicioso que, se não for tratado de forma adequada, pode levar a necessidade de se fazer hemodiálise.

5 – Arritmia cardíaca

Acontece quando há uma alteração no ritmo dos batimentos do coração, a pressão alta não tratada pode evoluir para insuficiência cardíaca.