Carregando Notícia
Curiosidades

Sabe aquelas bolotinhas fedorentas que surgem na nossa garganta? É isso que elas significam

Até hoje várias pessoas não sabem o que são realmente aquelas bolotinhas amareladas que surgem na garganta com um odor muito forte. Essas bolotinhas brancas na garganta são mais conhecidas como cáseos e podem ser removidas de forma caseira, como vamos revelar no artigo abaixo.

PUBLICIDADE

Você já parou para reparar que em várias pessoas às vezes aparecem bolotinhas de um cheiro nada agradável na garganta? Muitas pessoas não sabem o que são essas massinhas, e que geralmente surgem esbranquiçadas ou meio amareladas. O nome que a ciência deu para esse tipo de bolotinha é chamado de cáseo amigdaliano.

PUBLICIDADE

Essas bolotinhas aparecem na parte posterior da boca e não devem ser de jeito nenhum estouradas, pois seu cheiro é muito forte e pode ficar por um bom tempo na sua boca. Os cáseos podem desaparecer a qualquer hora, e muitas pessoas acabam o engolindo sem nem mesmo perceber.

Essas bolotinhas são nada mais do que placa bacteriana mais densa. É uma mistura de micro-organismos, células descamadas da mucosa bucal, resíduos dos alimentos e proteínas salivares. Um dos fatores que mais fazem com que haja o surgimento das bolotinhas é a falta de limpeza adequada da boca.

Outro fator que pode causar cáseos é um menor fluxo de saliva. Quando a saliva circula em menor quantidade, é comum essas bolotinhas aparecer. O recomendável para quem tem essas bolotinhas é fazer 2 ou 3 gargarejos com água morna e sal por dia até que suma. Se não sumir, é necessário fazer uma cirurgia para a retirada das amígdalas.

Os principais sintomas que geralmente começar surgir as bolotinhas são; dores ao engolir, mau hálito, dores de garganta e inchaço nas amígdalas. Caso esse problema continue persistindo, procure um médico rapidamente para que ele possa te indicar o melhor tratamento para se livrar disso o mais rápido possível.

Os cáseos geralmente se formam mais em crianças e adolescentes, mas podem afetar pessoas de todas as idades. Sua presença nas amígdalas causa um pouco de irritação e vermelhidão, e o outro sintoma que não podemos esquecer, é o mau hálito – isso é resultado das bactérias que se proliferam nas bolotinhas.

Limão Cortado em Cruz com Sal Grosso

Dessa vez, iremos mostrar um segredo que fará uma diferença na sua vida. Com algo que a maioria dos brasileiros tem dentro de sua própria casa, o limão e o sal grosso.

Infelizmente não há muito que fazer para que impeça que os cáseos se formem, mas uma forma de prevenir que eles apareçam é manter uma boa higiene bucal, escovar os dentes após as suas refeições, passar o fio dental diariamente e adequadamente e também não se esquecer de dar aquele trato na língua, para evitar a proliferação de novas bactérias!

Também é possível removê-los com a ajuda de um cotonete, bastãozinho e, se você não se sentir mal com náuseas, com a ajuda de uma escova de dente com cerdas bem macias. E também como citamos no início do artigo, os gargarejos com enxaguastes bucais ou água morna e sal.