Carregando Notícia
CuriosidadesSaúde

Por que é uma boa opção dormir com cobertores, mesmo em noites quentes?

Os cobertores criam um microclima, que é uma barreira na qual a temperatura não muda muito, colaborando para que a pele e os fatores circundantes que esfriam nosso corpo não nos afetem tanto

PUBLICIDADE

Aparentemente os lençóis ou cobertas têm um poder mágico e ao repousar sobre nós, adormecemos com mais rapidez, até mesmo em noites quentes isso não é diferente. Existem algumas razões pelas quais normalmente somos tão apegados.

PUBLICIDADE

Por nós sermos criaturas de sangue quente, significa que o nosso corpo é responsável por regular a temperatura corporal interna e com isso nos ajuda a permanecer aquecidos. Contudo, quando dormimos profundamente, todo o nosso controle desaparece e quando isso acontece procuramos ajuda com as coisas ao nosso redor. São lençóis, edredons e cobertores que ajudam nosso corpo a ajustar e a manter a temperatura que precisamos.

Somos também “criaturas de hábitos” e isso tem um impacto gigantesco com o motivo pelo qual precisamos de cobertores, mesmo que não necessariamente, signifique sentirmos mais seguros, pois temos usado cobertores a vida toda e essa ação está gravada em nossa rotina desde então. É por isso, que quando vamos para a cama e nos cobrimos com um coberto o lençol, o, nosso corpo recebe um sinal de que é hora de dormir.

A serotonina é um dos hormônios de um neurotransmissor do “bem-estar” que desempenha um papel importante para nos manter felizes e calmos. Isso explica quando estamos estressados e ansiosos, temos dificuldade em adormecer. O ato de se cobrirmos, a quantidade desse neurotransmissor aumenta e esses sentimentos começam a desaparecer ao poucos.

Os cobertores criam um microclima, que é uma barreira na qual a temperatura não muda muito, colaborando para que a pele e os fatores circundantes que esfriam nosso corpo não nos afetem tanto. Dessa forma, adormecemos mais rapidamente e temos um sono melhor e menos conturbado.

Por conta que os cobertores acionem nossa sensação de segurança, porque o medo mais comum que tínhamos quando éramos crianças era o da escuridão e quando esse sentimento começava, nos cobriríamos rapidamente e completamente. Sendo assim, a nossa fuga mágica que lutou ou nos protegeu contra o medo e fez sentirmos mais seguros. Essa sensação e sentimento de segurança ainda permanecem conosco, quando estamos debaixo de nossos cobertores.

Benefícios que influenciam na qualidade do seu sono

A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano, pois enquanto dormimos o  nosso organismo realiza funções extremamente importantes como :  fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. Contudo, a falta de tempo de descanso provocada pela correria cotidiana, aliada aos inúmeros distúrbios noturnos que atingem boa parte da população, acabam prejudicando o desempenho dessas funções.

O pneumologista, professor da Faculdade de Medicina (FMUSP) e diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor), o Dr. Geraldo Lorenzi-Filho, explica : “Dormia-se 9 horas por noite no começo do século 20. Hoje, este tempo é cada vez menor.”