Carregando Notícia
Curiosidades

Ninguém nunca lhe contou que esse produto aumenta quatro vezes o risco de câncer de fígado

Produto muito usado na cozinha quadruplica o risco do câncer de fígado.

PUBLICIDADE

Um dos órgãos mais importantes do corpo humano, para a manutenção da vida é o fígado. Ele é um órgão que possui multi-tarefas, ou seja, desempenha diversas funções ao mesmo tempo. É preciso tomar muito cuidado com o que se ingere, ainda mais se são produtos industrializados, que tenham compostos químicos ou que podem agredir a esse órgão tão importante para o organismo.

PUBLICIDADE

Se faz necessário cuidar da saúde do fígado como de qualquer outro órgão vital no corpo. Nessa matéria você descobrirá que um produto, muito usado na cozinha e que provavelmente você tem em casa, pode provocar muitos males ao fígado. Pesquisas apontam que esses produtos podem aumentar em 4,5 vezes as chances de se desenvolver um tipo de câncer mais comum no órgão, conhecido como carcinoma hepatocelular não viral.

Um estudo que foi feito pela Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos, mostra que a exposição a certos produtos químicos, presentes em diversos utensílios da cozinha e na embalagem de muitos alimentos, tem o poder de aumentar e muito o risco de surgimento de câncer de fígado. Fique atento se você tem isso em casa e pare de usar sempre que possível e avise familiares e amigos.

O componente que é muito perigoso para a saúde humana é o perfluorooctano (PFOS), composto químico presente em muitos produtos artificiais em substâncias per e polifluoroalquis (PFAS). Esses componentes são usados para que haja a garantia de características como aderência, resistência ao aparecimento de manchas e, por fim, a impermeabilidade. Você pode encontrar essas substâncias em produtos do dia a dia e é extremamente recomendável que você as evite: embalagens de fast food; panelas antiaderentes e roupas impermeáveis.

“O câncer de fígado é um dos desfechos mais graves na doença hepática e este é o primeiro estudo em humanos a mostrar que os PFAS estão associados a essa doença”, disse Jesse Goodrich, pós-doutorando da USC. Sendo assim, se tiver alguma panela antiaderente em casa, procure saber se ela tem esse composto químico e pare de usá-la imediatamente. Roupas impermeáveis que você usa, também devem entrar na sua lista de verificação. O que talvez você não consiga evitar é as embalagens de fast food e trocá-las por outra, mas pode repensar em comer alimentos mais saudáveis e que não use esse tipo de produto para armazenamento.