Carregando Notícia
Curiosidades

Manobra de Heimlich: como realizar técnica que poderia ter salvo a vida do menino que se engasgou com tampinha

O pequeno Arthur Benjamim, de apenas dois anos morreu após se engasgar com a tampinha de uma garrafa pet.

PUBLICIDADE

Recentemente, O pequenino Arthur Benjamim, que tinha apenas dois anos, morreu tragicamente após se engasgar com uma simples e mortal tampinha de uma garrafa pet. O pai da criança, muito emocionado, chegou a se pronunciar através de uma simples carta sobre a tragédia após sofrer duras críticas nas redes sociais e também da família materna do filho. O menino estava com o pai no momento em que o fato aconteceu.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas ainda não sabem, mas a manobra de Heimlinch é uma excelente técnica de primeiros socorros que pode salvar muitas vidas no caso de engasgos. Ela também pode ser muito empregada em uma emergência por asfixia que for causada por algum pedaço de alimento ou outro qualquer corpo estranho que esteja bloqueando as vias respiratórias da criança atingida.

Essa maravilhosa técnica foi criada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, no ano de 1974, e também pode ser usada por qualquer pessoa, desde que a pessoa siga de forma muito correta as orientações. Veja abaixo qual é a forma correta de se aplicar a técnica.

Para aplicar essa técnica fique posicionado atrás da criança que está se engasgando de uma forma que ela fique de pé e o adulto fique ajoelhado. Você também deve abraçar o pequeno apoiando com uma mão bem fechada na altura do estômago e a outra mão deve estar aberta por cima (como mostra a figura ilustrativa). Agora, basta pressionar fazendo o movimento de dentro para cima.

Em bebês

No caso de bebês, basta deitar a criança sobre o seu braço deixando a cabeça do bebê um pouquinho mais baixa em relação ao tronco verificando se há realmente algum objeto dentro da boca que precisa ser retirado. Caso a criança continue engasgada, incline a criança com a barriguinha dela sobre o seu braço fazendo com que o tronco fique bem mais baixo que as pernas. Depois, basta dar algumas palmadas com a base da sua mão nas costas.

Ao aplicar essa simples e eficaz técnica e o engasgo persistir busque imediatamente por ajuda profissional. Vale ressaltar também que os cuidados com os pequenos precisam ser sempre redobrados. Por isso, procure sempre deixar todos os objetos que são pequenos fora do alcance de crianças para que se evite acidentes do tipo que tirou a vida desse garotinho de dois anos.

Redação

34 anos e cursando jornalismo em SP, já trabalho com notícias por aproximadamente 10 anos. Aqui cubro todas as notícias sobre o transito, capitais do país, reality shows e diversos assuntos diferentes. Email: [email protected]