Carregando Notícia
Curiosidades

Joanete: o que é, causas, sintomas e como prevenir a condição que causa deformidade nos pés

De forma bem visível a identificação dos joanetes acaba sendo muito simples, pois eles podem ser realmente facilmente vistos nos pés.

PUBLICIDADE

Para quem ainda não sabe, o terrível joanete é uma má formação que surge em algumas pessoas causando um grande desconforto. Essa condição pode também ser ocasionada por excesso de peso que provoca uma forte pressão nas articulações. Além disso, existem outros fatores que também podem desencadear esse grande problema, como é o caso do uso de sapatos de salto e calçados muito apertados que podem reduzir muito a mobilidade dos pés favorecendo o seu surgimento.

PUBLICIDADE

O joanete é formado fisicamente por um grande aumento da articulação que se encontra na base do dedão do pé, que também costuma produzir um deslocamento do osso ou do tecido da articulação desse mesmo local.  Uma das grandes consequências do problema é uma inflamação muito dolorosa que, caso não for realmente tratada a tempo, pode se converter em um grave problema de saúde.

Saiba que o joanete acomete, em um maior número, a população feminina devido ao uso constante de sapatos de salto alto e de ponta fina. Com o passar do tempo, a utilização muito rotineira de calçados que não acomodam o pé da maneira adequada também gera uma maior chance de que ocorra um desvio e uma saliência óssea. Segundo as informações do ortopedista Maurício Póvoa Barbosa, “a maior parte dos sapatos femininos tem um apelo com uma ponta mais estreita, um salto e acaba sendo mais difícil encontrar um calçado que possua a caixa do ante pé alto e largo”.

Sintomas

De forma bem visível a identificação dos joanetes acaba sendo muito simples, pois eles podem ser realmente facilmente vistos nos pés. Mas, pode-se destacar também como um dos seus sintomas mais comuns, que é o inchaço e a dor, um nódulo que costuma aparecer sobre a base do dedão e a articulação metatarsofalângica com uma coloração bem avermelhada.

Causas

A grande alteração do equilíbrio das suas forças que são constantemente exercidas nas articulações e nos tendões do pé, acabam gerando uma grande deformação e também instabilidade nas articulações. Vários estudos também mostram que os joanetes podem aparecer por alguns fatores que são hereditários, pela maneira de caminhar e também pelo constante uso de salto alto ou outros tipos de calçados.

Como prevenir o joanete

  •  Evite sempre utilizar calçados apertados;
  •  Evite usar saltos altos ou até mesmo sapatos com que tenham a ponta mais fina, pois acabam apertando muito os dedos;
  •  Se possível use também separadores entre os dedos;
  •  Faça um consumo de vitaminas A e C, cálcio e vitamina D para fortalecer todos os ossos.;
  •  Sempre mantenha um peso bem equilibrado para evitar a obesidade e dessa maneira evitar sobrecarregar as articulações.

Redação

34 anos e cursando jornalismo em SP, já trabalho com notícias por aproximadamente 10 anos. Aqui cubro todas as notícias sobre o transito, capitais do país, reality shows e diversos assuntos diferentes. Email: [email protected]