Carregando Notícia
Curiosidades

Já sentiu ao tocar em uma pessoa um pequeno “choque elétrico”? É por isso que acontece

Descubra aqui o que te faz ter essa sensação

PUBLICIDADE

Se você já possui uma idade um pouco mais avançada, muito provavelmente já sentiu um certo tipo de ‘choque’ ao tocar em alguma outra pessoa ou até mesmo em um objeto qualquer.

PUBLICIDADE

Se você já passou por isso, quando sentiu isso, provavelmente, não entendeu nada muito bem o que estava acontecendo, mas acredite, tudo nessa vida tem uma explicação científica e hoje estamos aqui para te esclarecer o porquê ocorre esse fenômeno.

De acordo com a ciência, tudo nesse mundo é composto por muitos átomos. Átomos são partículas mínimas de um corpo que possuem cargas negativas e positivas. Quando ele possui uma mesma quantidade de cargas positivas e negativas, dizemos que ele está neutro e quando quando as cargas estão e quantidades diferentes, dizemos que ele está eletrizado.

A energia estática é produzida quando um corpo se encontra em repouso, e quase sempre possui uma carga neutra. Mas em determinados casos, pode apresentar certos desequilíbrios, ganhando ou mesmo perdendo elétrons e ficando eletrizado.

Diversos objetos são classificados como condutores de energia estática, e nós também nos enquadramos nesta classificação. Alguns tecidos como fios de lã, sintéticos ou acrílicos são alguns exemplos de bons condutores de energia.

Graças a estas diferentes situações e a habilidade de um corpo de ganhar ou perder elétrons interagindo com outros corpos, estes pequenos ‘choques’ podem ser gerados quando tocamos em alguns objetos ou em outras pessoas.

Estudos científicos explicam que essa espécie de choque que sentimos é resultado de uma troca de cargas negativas e/ou positivas entre dois corpos aproximados ou em contato, fazendo com que haja um que fique eletrificado no momento, sem que outra maneira de liberar esse excesso de elétrons seja possível. Essa falta de descarga dos elétrons, resulta numa transferência energética pro objeto ou pessoa que está mais perto, em forma de choque.

Os elétrons estão em busca da terra para que possam se descarregar, e como não alcançam uma conexão direta, buscam um meio para que assim possam chegar ao solo e alcançar seu objetivo.

Caso isso te agonie ou seja motivo de queixa, uma solução rápida e prática para esse problema é fazer uso de sapatos confeccionados em couro, borracha, metal, cimento ou cerâmica, já que esses materiais atuam como pára-raios e ficam entre o seu corpo e a terra, te isolando disso.